Gestores discutem compras compartilhadas nas universidades federais

Imagem: Pró-Reitora de Administração da UFC, Profª Denise Corrêa, conduzindo a reunião com os gestores (Foto: Jr. Panela/UFC)Teve início, na manhã desta quarta-feira (6), a primeira reunião de gestores de compras das universidades federais do Nordeste, que precede o Fórum Nacional de Pró-Reitores de Planejamento e Administração (Forplad) – regional Nordeste, o qual começa hoje (7). Sediado na Faculdade de Economia, Administração, Atuária, Contabilidade (FEAAC) da UFC, o encontro tem como foco discutir um plano de compras compartilhadas das universidades federais da região.

Técnicos da área de licitação de universidades federais discutem, durante toda esta quarta-feira (6), detalhes dos materiais a serem adquiridos coletivamente por meio do registro de preços (SRP). Na quinta-feira (7), a proposta será apresentada aos pró-reitores das instituições, que definirão a viabilidade das compras.

Veja outras imagens da reunião no Flickr da UFC

Em 2013, as universidades já experimentaram esse modelo de compras compartilhadas de materiais de natureza permanente, como computadores, veículos e mobiliário. Agora, as aquisições são direcionadas à área de custeio. "Naquele ano, a experiência foi muito exitosa", salienta a Pró-Reitora de Administração da UFC, Profª Denise Corrêa, que está conduzindo a reunião com os gestores.

A docente explica que a expectativa é de que, aumentando a demanda de um mesmo material a ser licitado, haja uma redução no preço do produto, resultando em uma economia de recursos para as instituições. "Se eu compro material de expediente para todas as instituições, o poder de barganha é maior do que quando envolve apenas uma", projeta a Profª Denise.

Fonte: Profª Denise Corrêa, Pró-Reitora de Administração da UFC – fones: 85 3366 7360 e 3366 7361