Procurar no portal

Entenda a nova avaliação seriada dos estudantes de Medicina; provas acontecem em agosto

Imagem: A Anasem no sexto ano do curso de Medicina terá os mesmos moldes do Revalida (Foto: MEC)A partir de agosto deste ano, estudantes de Medicina que estejam no segundo, quarto e sexto anos dos cursos participarão de avaliação cujo objetivo é realizar o monitoramento progressivo da qualidade do ensino médico no País. Trata-se da Avaliação Nacional Seriada dos Estudantes de Medicina (Anasem), anunciada na última sexta-feira (1º) pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante.

O Reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Henry Campos, participou da concepção do novo processo avaliativo. Segundo ele, o acompanhamento seriado, entre outros aspectos, permitirá ao estudante saber como está seu desempenho ao longo do curso. "É importante também para as escolas de Medicina, que vão ter mais instrumentos para avaliar e, assim, aperfeiçoar seus processos de formação", pontua o Reitor, que coordena a Comissão Nacional do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida).

No anúncio da Anasem, o ministro Aloizio Mercadante disse que a novidade terá impacto na qualidade da formação médica no Brasil. "É uma avaliação muito mais completa, que vai ajudar a avaliar tanto o estudante quanto a instituição. É uma avaliação que permite a você corrigir durante a formação. Vamos ter um salto de qualidade no processo de avaliação, sempre buscando aprimorar a formação de médicos brasileiros", afirmou o ministro.

De acordo com informações do Ministério da Educação (MEC), as avaliações no segundo e quarto anos terão caráter formativo, indicando pontos fortes e deficiências na aprendizagem. Já a avaliação no sexto ano do curso – que tem os mesmos moldes do Revalida – será composta por duas etapas, sendo uma prova escrita e um teste de habilidades clínicas.

Na avaliação do sexto ano, os estudantes deverão atingir uma nota mínima para que possam se formar. Com base na lei que criou o programa Mais Médicos, a Anasem será um componente curricular obrigatório e condição para a diplomação dos novos médicos. "A avaliação do sexto ano é a mais importante. Ela vai medir as habilidades práticas e teóricas dos estudantes na fase final dos cursos", pontua o Prof. Henry. "Existe uma nota de corte, como é feito no Revalida, e para o estudante exercer a profissão deverá passar da nota de corte", explica o Reitor. A definição da nota de corte, segundo ele, será feita por um painel de especialistas, a cada prova que estabelece qual seria o percentual de acerto esperado para um aluno considerado médio.

No Diário Oficial da União (DOU) na última terça-feira (5) foi publicado o Edital nº 8/2016, com diretrizes para que os docentes de Medicina interessados possam se inscrever para elaborar ou revisar as questões que farão parte do Banco Nacional de Itens do Revalida e da Anasem. Com informações do MEC.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300