Universidades federais do NE utilizarão compras conjuntas para buscar economia

Imagem: Pró-Reitora de Administração da UFC, Profª Denise Corrêa, conduzindo a reunião com os gestores no 2º dia do Forplad - Regional Nordeste (Foto: Viktor Braga/UFC)Reunidos durante o Fórum Nacional dos Pró-Reitores de Planejamento e de Administração (Forplad) – Regional Nordeste, em Fortaleza, dirigentes de 13 das 18 universidades federais da região aprovaram, na manhã da última quinta-feira (7), plano de compras compartilhadas com o objetivo de garantir economia no processo de compras de insumos para as instituições.

O encontro foi aberto pelo Reitor Henry Campos, sendo presidido pela Pró-Reitora de Administração, Profª Denise Correa, e realizado na Faculdade de Economia, Administração, Atuária, Contabilidade (FEAAC) da UFC.

A proposta foi elaborada pelos próprios gestores de compras dessas universidades, sob a coordenação da Pró-Reitoria de Administração da UFC. Na quarta-feira (6), eles participaram de encontro precedente ao Forplad para trocar experiências. A proposta prevê a compra compartilhada de quatro tipos de insumos: reagentes; material de consumo de informática; de expediente; e de laboratório e vidrarias.

Veja outras imagens do encontro e da visita dos pró-reitores à Reitoria no Flickr da UFC

Cada um dos tipos terá um processo de intenção de registro de preços (IRP) realizado por uma única universidade. As demais deverão realizar suas consultas de preços normalmente e, se houver coincidência dos produtos a serem comprados e alinhamento das pesquisas de preços realizadas em cada uma das instituições, as universidades interessadas poderão aderir ao Sistema de Registro de Preços (SRP) da instituição que estiver atuando como órgão gerenciador do processo. Pelo acordo, a UFC atuará como órgão gerenciador do registro de preços dos reagentes.

Imagem: No fim da manhã, os pró-reitores visitaram a Reitoria da UFC (Foto: Viktor Braga)Os pró-reitores esperam dois tipos de economia, conforme informou a Profª Denise Correa. O primeiro é a economia de esforços: em vez de serem realizados 18 pregões diferentes para um mesmo objeto, apenas um será necessário, o que aliviará as equipes de licitação dos órgãos participantes do pregão, que será operado exclusivamente pelo órgão gerenciador do pregão. O segundo tipo de economia é o ganho de escala que uma medida dessas pode gerar, uma vez que aos licitantes do pregão será oportunizada a possibilidade de vencer a licitação para as 18 instituições, em conjunto, e não para apenas uma.

Conforme a Profª Denise Correa, os trabalhos para implementar o projeto no âmbito de cada instituição teriam início já em abril, conforme cronograma homologado no Forplad. A expectativa é de que os certames sejam abertos em agosto, com contratação prevista para meados de setembro e outubro.

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO – Na tarde da quinta-feira (7) e durante a sexta-feira (8), quando se encerra o Fórum no período da tarde, os pró-reitores desenvolvem o planejamento estratégico da Forplad – Regional Nordeste, definindo ações que contribuirão aos desafios e resultados estabelecidos pela Forplad Nacional para o biênio 2016-2017.

Essa ação, conforme a Profª Denise Correa, "mostra o envolvimento dos pró-reitores das universidades federais do Nordeste para contribuir para a superação da crise por qual passa o País atualmente".

Fonte: Profª Denise Correa, Pró-Reitora de Administração da UFC – fones: 85 3366 7360 e 3366 7361