Período da "Belle époque" em Fortaleza é tema de palestra no auditório da Reitoria

Imagem: Theatro José de Alencar em registro de 1931 (Foto: Grupo Fortaleza Antiga/ Reprodução da Internet)Para comemorar os 290 anos da capital cearense, o grupo Fortaleza Antiga, em parceria com a Rádio Universitária FM, promove nesta quarta-feira (13), a partir das 18h30min, palestra seguida de debate sobre o tema "Fortaleza e a Belle Époque". O evento será ministrado pelo Prof. Frederico de Castro Neves, do Departamento de História da UFC, no auditório da Reitoria (Av. da Universidade, 2853 – Benfica).

Frederico Castro Neves possui graduação em História, mestrado em Sociologia e doutorado em História, com extensa pesquisa sobre o período conhecido como "Belle Époque", em Fortaleza, compreendido entre as últimas décadas do século XIX e as primeiras do século XX, quando a cidade foi amplamente influenciada pelas ideias de modernidade estética e comportamental, especialmente francesas.

"Belle époque" é um termo francês cunhado para traduzir a euforia europeia com as novidades decorrentes da revolução científico-tecnológica. Esse período foi marcado por mudanças que produziram transformações de ordem urbana, política e econômica, e também afetaram profundamente o cotidiano e a subjetividade das pessoas, alterando seus comportamentos e atitudes, seus modos de perceber e de sentir.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331