Roda de conversa na quinta-feira (14) discute patrimônio e memória no Ceará

Imagem: Cartaz da I Roda de Conversa: Historiadores e Profissionais do Patrimônio CulturalO Grupo de Estudos e Pesquisas em Patrimônio e Memória (GEPPM) realiza, na quinta-feira (14), às 14h, a I Roda de Conversa: Historiadores e Profissionais do Patrimônio Cultural, no auditório do Departamento de História da UFC (Av. da Universidade, 2762, Benfica).

Apoiado pelo Memorial da UFC, o seminário é aberto a historiadores, profissionais da área do patrimônio cultural e estudantes de História. O intuito é que, por meio da troca de experiência entre os pesquisadores, sejam discutidos demandas e desafios contemporâneos da cadeia produtiva do patrimônio da cultura. As inscrições podem ser feitas por formulário eletrônico ou no local do evento.

No primeiro bloco da programação, das 14h às 15h30min, haverá debate sobre museus e patrimônio, com participação de Luís Carlos Sabadia, diretor do Museu da Indústria do Ceará; Natália Maranhão, diretora do Sobrado Dr. José Lourenço; Pedro Eymar, diretor do Museu de Arte da UFC; e Valéria Laena, diretora do Museu do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

Na segunda etapa, os pesquisadores discutirão sobre patrimônio e documento, das 16h às 18h. Estarão na mesa de debate Igor Soares, arqueólogo da Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Ceará (IPHAN); Ítala Byanca, historiadora do IPHAN; Lídia Eugênia, professora do Departamento de Ciências da Informação da UFC; e Márcio Porto, diretor do Arquivo Público do Ceará.

Sob a coordenação do Prof. Antônio Gilberto Ramos Nogueira, o GEPPM, instituído desde 2007, é financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Fonte: Prof. Antônio Gilberto Ramos Nogueira, do Departamento de História da UFC – fones: 85 3366 7739 e 3366 7738