Edição 2016 dos Encontros Literários Moreira Campos começa nesta quarta-feira (13)

Imagem: Cartaz da edição 2016 dos Encontros Literários Moreira Campos (Imagem: Divulgação)A edição 2016 dos Encontros Literários Moreira Campos (ELMC) tem início nesta quarta-feira (13), às 18h, no Auditório José Albano, localizado na área 1 do Centro de Humanidades da UFC (Av. da Universidade, 2683, Benfica). A primeira palestra será do Prof. Cid Ottoni Bylaardt, do Departamento de Literatura da UFC. A iniciativa segue até 6 de julho.

Chegando aos 32 anos, o evento deste ano tem como temática central o estado da arte nos estudos literários. As atividades buscarão privilegiar as pesquisas e teorias nas áreas da crítica e da teoria literárias, a fim de proporcionar aos participantes uma visão do que se está produzindo de novo e original na literatura e nos conhecimentos a ela relativos. Para isso, os ELMC serão divididos em dois subeventos: Mestres de Outras Latitudes (MOL) e Mestres de Casa (MDC).

O MOL receberá professores e pesquisadores eméritos de outras regiões do País, que farão palestras abertas ao público em geral e ministrarão minicursos dedicados a alunos de pós-graduação. Serão convidados quatro professores por semestre. Já o evento MDC abre um espaço privilegiado aos professores da UFC e de outras universidades de Fortaleza e arredores para que eles possam apresentar suas pesquisas e o desenvolvimento de seu pensamento nas áreas da literatura, da cultura e das humanidades em geral.

Neste semestre, explica a organização, o professor convidado apresenta uma palestra de 40 minutos com tema provocativo, polêmico ou impactante sobre literatura e cultura/sociedade/ciência. Outro professor também convidado questionará tais ideias e incentivará a participação dos presentes. A coordenação dos ELMC é do Prof. José Carlos Siqueira, do Departamento de Literatura da UFC.

INSCRIÇÕES – As inscrições são on-line. Haverá, para cada encontro, um link para o preenchimento do respectivo formulário de inscrição. Os links estarão disponíveis na página dos Encontros no Facebook e no site do evento, onde também é possível acessar a programação completa já confirmada.

Fonte: Departamento de Literatura da UFC – fones: 85 3366 7617 e 3366 7619