Pesquisa on-line mapeia aspectos temperamentais e saúde mental de adultos

Imagem: Página inicial do portal Temperamento e Saúde MentalO Grupo de Pesquisa Translacional em Psiquiatria (GPTP), vinculado ao Departamento de Medicina Clínica da Universidade Federal do Ceará (UFC), realiza pesquisa on-line, através do portal Temperamento e Saúde Mental, para mapear temas relacionados à psiquiatria e psicologia. A iniciativa é feita em parceria com pesquisadores da Universidade de Fortaleza (Unifor).

O questionamento pode ser respondido por pessoas maiores de 18 anos, de maneira gratuita e voluntária. As perguntas – que envolvem aspectos como alterações de humor, ideação suicida, uso de drogas lícitas e ilícitas, sexualidade, impulsividade etc. – requerem aproximadamente uma hora de atenção, podendo ser interrompidas e retomadas em até cinco dias.

Financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Universitário Walter Cantídio e conta com colaborações de professores da UFC e da Unifor, além de bolsistas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do CNPq.

O GPTP foi criado em 2014 e é coordenado pelo Prof. André Férrer Carvalho, da UFC. O Prof. Eurico Vasconcelos, do Núcleo de Aplicação em Tecnologia da Informação da Unifor, desenvolveu e coordena o portal em que o questionário é aplicado.

Para acessar as perguntas no portal Temperamento e Saúde Mental, é necessário criar um login e uma senha para responder ao formulário, além de aceitar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Ao responder às perguntas da pesquisa, os voluntários podem encerrar as questões, a qualquer momento, se sentirem desconforto com as indagações.

Nos módulos com as perguntas, o participante recebe feedback sobre traços de temperamento e temas específicos, como humor, padrão de uso de álcool e tabaco e disfunção sexual. A intenção do feedback é facilitar a compreensão de si mesmo e detectar possível transtorno mental.

A pesquisa mediada pela Internet tem obtido crescente interesse como método de coleta de dados e já foi utilizada em iniciativas da área em outros países. No Brasil, a iniciativa é pioneira nas regiões Norte-Nordeste. Segundo os pesquisadores que estão à frente do projeto, o temperamento integra o conjunto de comportamentos de uma pessoa, sendo relativamente estável ao longo da vida. Ainda de acordo com os estudiosos, conhecer o próprio temperamento facilita a identificação dos pontos fortes e fracos da personalidade e possibilita uma melhor relação com o mundo.

Caso haja resultado indicando possível problema psiquiátrico a partir do questionário, o participante será informado e receberá recomendação de procurar ajuda médica ou psicológica em serviços especializados em saúde mental, cujos telefones e endereços estão disponíveis no portal.

Estão participando do projeto os professores da UFC André Férrer e Paulo Rodrigues, além dos pesquisadores Eurico Vasconcelos, Tauily Claussen e Thiago Holanda, da Unifor. A iniciativa também tem colaboração de alunos de pós-graduação da UFC e de graduação da Unifor. Outras informações podem ser obtidas na página da pesquisa no Facebook.

Fonte: Prof. André Férrer Carvalho, coordenador do Grupo de Pesquisa Translacional em Psiquiatria – fone: 85 3366 8208