Cresce demanda por bolsas de iniciação científica e iniciação tecnológica na UFC

Imagem: Gráfico sobre o crescimento da demanda por bolsas de iniciação científica e iniciação tecnológica na UFCOs pedidos de bolsas para o Programa Institucional de Iniciação Científica (PIBIC) e para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) na UFC cresceram, respectivamente, 15,5% e 25% em relação ao ano passado. No total, foram 1.349 pedidos de bolsas para o PIBIC e 71 pedidos para o PIBITI em 2016.

Os números foram avaliados de forma positiva pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), que comemorou o aumento do interesse dos professores em despertar a vocação científica e incentivar novos talentos potenciais para a pesquisa entre estudantes de graduação. Na iniciação científica, essa tendência de crescimento vem desde 2009 (clique no quadro para ampliar).

As bolsas PIBIC e PIBITI são voltadas para estudantes de graduação, a partir de projetos apresentados pelos professores coordenadores. Atualmente, o PIBIC disponibiliza 1.081 bolsas na UFC, e o PIBITI, 22.

"Os dados mostram que a competição pelas bolsas está mais forte", diz o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Antônio Gomes. Para ele, isso deve se refletir no aumento da qualidade dos projetos, contribuindo para maior integração entre graduação e pós-graduação a partir das atividades da pesquisa.

A PRPPG ainda não tem confirmação de quantas cotas de bolsas serão disponibilizadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap). A Pró-Reitoria, no entanto, estima que se as cotas disponibilizadas em 2015 forem mantidas, será possível atender 80% da demanda qualificada da comunidade acadêmica este ano.

Fonte: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação – fone: 85 3366 9941