Reitor participa da abertura de conferência sobre internacionalização da educação

Imagem: O Prof. Henry Campos discursa durante a abertura do eventoO Reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Henry de Holanda Campos, participou, na manhã da segunda-feira (18), da mesa de abertura da Conferência 2016 da Associação Brasileira de Educação Internacional (FAUBAI). Com o tema "Responsabilidade social na internacionalização da educação superior", o evento começou no sábado (16) e segue até quarta-feira (20), no Centro de Eventos do Ceará, reunindo mais de 500 participantes de 27 países, com representação de todos os continentes.

O Prof. Henry Campos destacou as origens do "impulso da internacionalização na UFC" ao saudar os presentes e confessar o orgulho em ver a FAUBAI-2016 ser acolhida no Ceará. "Muito antes de se falar em 'globalização', já praticávamos um intenso diálogo internacional, com o intercâmbio de professores e alunos, com a realização de cursos, seminários e congressos que produziram extraordinários resultados para o desenvolvimento da Instituição", relatou.

PAPEL DA UNIVERSIDADE – Num contexto em que a internacionalização não se coloca como opção, mas como "responsabilidade", o Reitor da UFC também foi enfático em destacar o papel das universidades como instituições capazes "de se colocar na vanguarda de um esforço mundial para salvar o planeta e o homem", graças a sua credibilidade e isenção, pelo fato de trabalharem o saber e aprofundarem o conhecimento.

Imagem: Mesa da abertura do eventoNesse sentido, Henry Campos também levou aos presentes considerações sobre a conjuntura brasileira. "Em nosso País, vivemos momento grave, que exige reflexão e também atitude, resistência, de modo que a democracia e o estado de direito, conquistas políticas tão jovens e frágeis, sejam preservados. Reputo urgente recobrar os ensinamentos de nossa história recente e retomar a serenidade e o caminho da razão, auxiliados pela vontade firme e pela crença em nossa capacidade coletiva de superação". Sob aplausos do público, finalizou: "A Universidade, que tantas agressões sofreu em um passado tenebroso, estará alerta".

Ao lado do presidente da FAUBAI, José Celso Freire Junior, compuseram a mesa, ainda, o reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Anísio Brasileiro de Freitas Dourado, representando a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes); o reitor da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Julio Cezar Durigan, representando a Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais  (Abruem); o reitor da Universidade Católica de Salvador, Maurício da Silva Ferreira, representante da Associação Brasileira das Universidades Comunitárias (Abruc).

Pelo Ministério da Educação (MEC) falaram a presidente do programa Idiomas sem Fronteiras (IsF), Denise Abreu e Lima, que, na ocasião, representava a Secretaria de Educação Superior (SESu); e Aline Damasceno Ferreira Schleicher, da Assessoria Internacional daquele ministério.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fones: 85 3366 7331, 3366 7936 e 3366 7938