Pós-Graduação em Física promove palestra sobre astrofísica estelar

Imagem: Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Daniel Brito de Freitas (Foto: Portal Naos Astronomy)O Programa de Pós-Graduação em Física da UFC promove quarta-feira (20), às 16h, a palestra "Astrofísica estelar na era dos grandes surveys". Ministrada pelo professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) Daniel Brito de Freitas, a palestra será realizada na sala de seminários do Departamento de Física (Bloco 926, Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra). O evento é aberto ao público, sem necessidade de inscrição.

Desde o final do século passado, avanços teóricos, observacionais e instrumentais na astrofísica e na cosmologia têm propiciado um cenário mais amplo para investigar questões fundamentais que estão diretamente ligadas ao futuro de nossa espécie no Cosmos. Questões intrigantes que são levantadas remetem à existência de vida fora do nosso habitat, a química e biologia dos planetas que orbitam outra estrela que não o Sol, a influência do meio na dinâmica estelar e planetária, assim como a existência de estrelas gêmeas ao Sol.

Com o interesse na análise sistemática de dados astrofísicos, o desenvolvimento em instrumentação astronômica e a automação durante as últimas duas décadas, foram produzidos inúmeros dados que têm levado a muitas descobertas na astrofísica moderna. Entretanto, os métodos de tratamento e de análise de dados não têm conseguido acompanhar o desenvolvimento dos próprios instrumentos, embora grande esforço tenha sido realizado nessa direção.

"Nessa apresentação, eu procurarei mostrar o estado da arte da astrofísica estelar dentro do cenário das grandes campanhas internacionais e as diferentes frentes na física fundamental que se abrem com o advento da instrumentação de alta precisão em astronomia. Além disso, irei expor minhas contribuições na análise de dados, além de apresentar questões abertas em astrofísica oriundas do seu caráter interdisciplinar", adianta o professor.

Daniel Brito de Freitas é doutor e pós-doutor em Física pela UFRN, com doutorado-sanduíche no Osservatorio Astrofisico di Arcetri, em Florença. A palestra faz parte de uma série de seminários realizados pelo Programa de Pós-Graduação em Física ao longo do semestre, que tratam de temas de interesse da Física atual.

Fonte: Programa de Pós-Graduação em Física da UFC – fone: 85 3366 9009