Delegação da Universidade Tecnológica Nacional, da Argentina, visita a UFC

Uma delegação da Universidade Tecnológica Nacional (UTN), de Córdoba, na Argentina, visita a Universidade Federal do Ceará até sexta-feira (22). Durante a missão, os professores visitantes ministram dois minicursos, de Controle de Poluição do Ar; e de Análise de Risco Ambiental: Água Subterrânea e Águas Superficiais.

A UTN caracteriza-se por ter o ensino das engenharias como objetivo principal e por possuir unidades em diversas regiões daquele país. A missão é realizada dentro de programa de cooperação binacional resultado de edital da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e da Secretaria de Políticas Universitárias da Argentina (SPU).

O trabalho de cooperação é coordenado pelos professores Ronaldo Stefanutti (UFC) e Javier Britch (UTN). A UFC atua como instituição tutora no programa de cooperação. O objetivo é fortalecer tanto o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil: Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental da UFC como o Mestrado em Engenharia Ambiental da universidade argentina.

Além dos minicursos, os pesquisadores das duas universidades estão definindo linhas de pesquisa conjuntas para os dois países. A UTN tem destacada atuação na área de controle da poluição do ar. Por outro lado, o Programa de Pós-Graduação da UFC tem nota 6 da Capes, sendo um centro de excelência de pesquisa na área, com padrão internacional.

A missão é composta pelos professores Javier Britch, Maria Carla Allende García, Roberto Pepino Minetti e pelo estudante Pablo Veja. Além de coordenador do intercâmbio, o Prof. Britch é secretário de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas da província de Córdoba.

Fonte: Prof. Ronaldo Stefanutti, coordenador do Curso de Engenharia Ambiental – fone: 85 3366 9631