Membro do Tribunal Supremo da Espanha receberá título de Doutor Honoris Causa da UFC

Imagem: Prof. Pablo Lucas Murillo de la Cueva (Foto: www.diariomedico.com)Acontece nesta sexta-feira (10), a partir das 18h30min, na Faculdade de Direito (Rua Meton de Alencar, s/n, Centro), solenidade de entrega do título de Doutor Honoris Causa da UFC ao Prof. Pablo Lucas Murillo de la Cueva, do Departamento de Direito Público e Econômico da Universidade de Córdoba e magistrado do Tribunal Supremo da Espanha.

A homenagem foi proposta pelo Professor Emérito da UFC Paulo Bonavides e pelo Diretor da Faculdade de Direito, Prof. Cândido Albuquerque, e aprovada por unanimidade pelo Conselho Universitário (Consuni). No dia 20 de abril, o Reitor Henry de Holanda Campos recebeu os dois proponentes em seu gabinete, quando foram acertados detalhes da solenidade.

Autor de obras jurídicas de reconhecido valor, entre as quais se destaca El derecho a la autodeterminación informativa, o Prof. Lucas Murillo de la Cueva "empenha-se em contribuir para consolidar a ciência da Constituição", ressalta o Prof. Cândido Albuquerque. Para o Prof. Paulo Bonavides, o homenageado tem se revelado um espírito fiel ao legado juspublicístico do pai, "insigne constitucionalista e egrégio cientista político espanhol, Dom Pablo Lucas Verdú, catedrático da Universidade Complutense de Madrid". O Prof. Verdú ocupou lugar significativo nas letras constitucionais da Península Ibérica, tendo sido, também, um dos autores mais célebres e festejados no Brasil e América Latina.

Imagem: Reitor Henry Campos conversa com o Professor Emérito da UFC Paulo BonavidesNo encontro do dia 20 de abril, o Prof. Cândido Albuquerque afirmou que o Prof. Lucas Murillo de la Cueva tem sido um interlocutor da Faculdade de Direito da UFC na Península Ibérica, "o que representa significativa ajuda aos esforços de internacionalização da nossa Universidade".

Graduado em Direito pela Universidade de Deusto (Bilbao, Espanha) e com doutorado  pela Universidade de Bolonha (Itália), o Prof. Lucas Murillo de la Cueva nasceu em Salamanca no dia 13 de julho de 1954. Em 2001, foi nomeado magistrado do Tribunal Supremo da Espanha.

PUBLICAÇÕES – Entre os livros que publicou pode-se relacionar: Manual de Derecho Político (1987), em colaboração com o pai, Pablo Lucas Verdú; Informática y Protección de Datos Personales (1993); La conquista de la autonomia (2003); El Tribunal Supremo en el ordenamiento constitucional (2004), com Enrique Bacigalupo Zapater; Gobierno y Constitución (2005); e El derecho a la autodeterminación informativa (2009), em colaboração com José Luis Piñar Mañas.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fones: 85 3366 7331 e 3366 7936