Evento dos Encontros Literários traz professor da UFRJ para palestra e minicurso

Imagem: Alberto Pucheu é poeta, ensaísta e professor de Teoria Literária da UFRJO evento Mestres de Outras Latitudes, vinculado aos Encontros Literários Moreira Campos 2016, projeto de extensão do Departamento de Literatura da UFC, promove nesta semana palestra e minicurso com o Prof. Alberto Pucheu, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Para a palestra, na quarta-feira (27), às 18h, no auditório do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (ADUFC-Sindicato – Av. da Universidade, 2346, Benfica), o tema apresentado pelo professor será "O homem é o animal que vai ao cinema".

As inscrições são feitas através do preenchimento de formulário eletrônico e da doação de kits de limpeza à Casa do Sol Nascente, entregues na secretaria do Departamento, conforme instruções contidas no site dos Encontros. A palestra é aberta ao público em geral e há 120 vagas disponíveis.

O minicurso, voltado para alunos e egressos de programas de pós-graduação, acontecerá nos dias 28 e 29, das 14h às 17h, no auditório do Departamento de Literatura, na área 1 do Centro de Humanidades (Av. da Universidade, 2683, Benfica). A proposta do minicurso é apresentar a leitura de Giorgio Agamben do que ele chama de "institutos poéticos", necessários para se pensar o poema em sua singularidade, chamando atenção para o fato de a poesia ser para ele a "ideia da prosa". As inscrições são feitas diretamente no Programa de Pós-Graduação em Literatura da UFC, até quarta-feira (27).

Alberto Pucheu é poeta, ensaísta, professor de Teoria Literária da UFRJ, pesquisador da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Seu livro de poemas A fronteira desguarnecida foi vencedor do Programa de Bolsas para Escritores Brasileiros, da Fundação Biblioteca Nacional, e o de ensaios Pelo colorido, para além do cinzento: a literatura e seus entornos interventivos recebeu o Prêmio Mário de Andrade de Ensaio Literário, da mesma entidade.

Mais informações na página dos Encontros no Facebook e no site do evento, onde também é possível acessar a programação já confirmada para 2016.

Fonte: Departamento de Literatura da UFC – fones: 85 3366 7617 e 3366 7619