Publicidade e as políticas de representação serão discutidas em palestra no Campus do Pici

Imagem: Palestra do Prof. Édison Gastaldo será realizada no ICANesta quinta-feira (28), a partir das 8h, o Curso de Publicidade e Propaganda e o Mestrado em Comunicação da UFC promovem palestra com o Prof. Édison Gastaldo, autor do livro Publicidade e sociedade: uma perspectiva antropológica (Sulina, 2013). Aberta ao público, será na sala CS105 do Instituto de Cultura e Arte (ICA), no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra.

Com o título de "Publicidade e as políticas de representação", a apresentação do pesquisador discutirá a dimensão política das representações sociais empregadas pelo discurso publicitário. A partir das teorias da representação social, ele analisará de que maneira as disputas de sentido presentes no discurso publicitário são tratadas como ações sociais com viés político, envolvendo grupos empresariais, poderes públicos, veículos de mídia e movimentos da sociedade civil organizada, em questões como gênero, etnicidade e classe social.

O Prof. Édison Gastaldo é graduado em Publicidade pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 1992), tem mestrado em Antropologia Social pela mesma universidade (1995), doutorado em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp, 2000) e pós-doutorados em Sociologia, pela Universidade de Manchester, Inglaterra (2000), e em Antropologia Social, pelo Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 2009).

Também é autor dos livros Pátria, chuteiras e propaganda (Annablume 2002), Erving Goffman, desbravador do cotidiano (Tomo, 2004), Nações em campo: Copa do Mundo e identidade nacional, com Simoni Guedes (Intertexto, 2006) e Etnometodologia & análise da conversa, com Rod Watson (Vozes, 2015). Atualmente, é docente e pesquisador no Centro de Estudos de Pessoal e Forte Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, e coordenador-geral do Projeto Torcedores, financiado pelo Ministério do Esporte e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Fonte: Profª Silvia Belmino, do Curso de Publicidade e Propaganda da UFC – fone: 85 3366 9223