Livro sobre populações impactadas pelo agronegócio na Chapada do Apodi será lançado hoje (28)

Imagem: Capa do livro "Saúde, Trabalho e Ambiente"O Prof. Marcelo Ferreira, do Departamento de Saúde Comunitária da Faculdade de Medicina (Famed) da UFC, lança nesta quinta-feira (28), às 15h30min, seu livro Saúde, trabalho e ambiente: práxis emancipatórias, lutas e resistências frente ao agronegócio na Chapada do Apodi/Ceará. O lançamento acontecerá no auditório do Departamento de História da UFC, na área 2 do Centro de Humanidades (Av. da Universidade, 2762 – Benfica).

"O livro se aventura na busca e elaboração de um novo modo de produção de conhecimento, complexo, transdisciplinar, acadêmico-popular e socialmente comprometido com as populações vulnerabilizadas e impactadas pela expansão do agronegócio na Chapada do Apodi/Ceará", esclarece o professor.

O lançamento faz parte da programação da III Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária. Na ocasião, o autor participará de mesa-redonda com o tema "Desafios e potencialidades para a efetivação da atenção integral à saúde para as populações do campo: a Estratégia Saúde da Família no contexto rural". Também comporão a mesa os professores Kelen Ribeiro (Famed), Magda Moura (Famed) e Leandro Araújo (médico de família e comunidade).

A III Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária é realizada nos meses de abril e maio em diversas universidades públicas do País. No Ceará, as ações ficaram sob a responsabilidade da UFC e da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mais informações no site do evento.

Fonte: Prof. Marcelo Ferreira, da Faculdade de Medicina da UFC – fone: 85 3366 8645