UFC mantém programas de valorização da saúde do servidor

Em 2003, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) instituiu 28 de abril como o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, em homenagem às vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao ambiente laboral. A Universidade Federal do Ceará desenvolve uma série de programas que visam à prevenção de doenças, à melhoria da qualidade de vida e à valorização da saúde física e psicossocial de seus servidores. As ações são promovidas pela Divisão de Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (DESMT) e pela Divisão de Apoio Psicossocial (DiAPs). Conheça algumas delas:

Divisão de Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho
– Programa de Prevenção dos Riscos Ambientais (PPRA): busca estabelecer ações que garantam a preservação da saúde e integridade dos trabalhadores, observando possíveis riscos presentes nos ambientes de trabalho. O PPRA também leva em consideração a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais.

– Programa de Controle Médico da Saúde Ocupacional (PCMSO): promove o controle de saúde física e mental do trabalhador nos campi do Porangabuçu, Benfica e Sobral. Esse programa é baseado nos riscos identificados pelo PPRA, possibilitando indicar exames específicos para cada tipo de risco observado nos locais de trabalho. Ainda neste ano o Campus do Pici receberá o PCMSO.

– Exames Médicos Periódicos: busca preservar a higidez e a qualidade de vida do servidor por meio do acompanhamento do estado de saúde.

– Brigada de Incêndio da UFC: neste ano, a Divisão promoverá a formação de brigadistas para atuar em ações de prevenção e combate a princípios de incêndio e primeiros socorros, assim como procedimentos de evacuação de ambientes.

Divisão de Apoio Psicossocial
O Programa Saúde e Bem-Estar no Trabalho, promovido pela DiAPs, é composto por sete projetos que visam à melhoria dos ambientes de trabalho, estímulo à educação em saúde, enfrentamento dos impactos subjetivos e objetivos da pré-aposentadoria e da aposentadoria, além de auxílio aos servidores no que diz respeito a hábitos de vida saudáveis. Confira:

– Projeto de Prevenção e Acompanhamento dos Servidores com Problemas Decorrentes do Uso/Abuso do Álcool e/ou Outras Drogas (PPAD): intervém junto aos servidores de modo preventivo, através do encaminhamento à rede psicossocial e do acompanhamento da situação de forma geral. O próprio servidor, o gestor ou familiares podem fazer o contato com a DiAPS e solicitar atendimento.

– Projeto de Preparação para a Aposentadoria (PPA): tem o objetivo de preparar os servidores para lidar com a dinâmica da aposentadoria, vivenciando suas questões de forma saudável e com qualidade de vida. O projeto se efetiva através de palestras, minicursos, oficinas e atividades socioculturais.

– Projeto de Valorização do Aposentado (PVA): diferente do PPA, tem como público os servidores já aposentados da Instituição, com a finalidade de assisti-los nas questões que permeiam esse momento da vida.

– Projeto Elaborar – Compreender e Transformar os Contextos de Trabalho: busca compreender como se constitui a atividade laboral realizada nos diversos setores da UFC, de modo a suscitar transformações na esfera das relações socioprofissionais, na organização e nas condições de trabalho. Sua diretriz fundamental é a participação dos servidores em todo o processo, assim como a disponibilidade dos gestores em dialogar e negociar com a equipe de trabalho.

– Atendimento Psicológico: oferece um lugar de escuta do servidor, a fim de possibilitar um reposicionamento em relação a seu sofrimento psíquico. Esse serviço é disponibilizado aos servidores docentes e técnico-administrativos, ativos e aposentados da UFC. O agendamento é feito diretamente com o psicólogo, através dos telefones 85 98721 9344 / 85 99693 2296.

– Projeto de Mediação de Conflitos nos Contextos de Trabalho: ocorre através de atendimentos individuais e/ou coletivos, para estimular a construção de soluções da demanda apresentada. A participação de todos os envolvidos é voluntária, sendo permitida a desistência do processo a qualquer momento. A solução não se centra no episódio do conflito, mas na possibilidade de melhoria das relações no ambiente de trabalho.

– Projeto mais Saúde no Trabalho: atua na promoção da saúde, com ênfase na educação individual e coletiva. Os processos educativos estimulam a aproximação pedagógica dos servidores com os cuidados em saúde.

Fonte: DESMT – fone: 85 3366 7393 / DiAPs – fone: 85 3366 7887