América Latina no século XXI é tema de livro com lançamento nesta quinta-feira (28)

Imagem: Prof. Uribam Xavier lança novo livro com foco em questões da América Latina Será lançado nesta quinta-feira (28), às 19h30min, o livro América Latina no século XXI: as resistências ao padrão mundial de poder, obra do professor do Departamento de Ciências Sociais da UFC e integrante da Rede Universitária de Pesquisadores sobre América Latina (RUPAL), Uribam Xavier.

O evento será realizado no Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Ceará (ADUFC-Sindicato – Av. da Universidade, 2346, Benfica) e contará com a apresentação de Mônica Martins, coordenadora do Observatório das Nacionalidades, rede multidisciplinar de pesquisas dedicada a estudos teóricos e empíricos acerca da formação das comunidades nacionais, da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

SOBRE A OBRA – Em América Latina no século XXI: as resistências ao padrão mundial de poder, Uribam Xavier tem como ponto de partida o referencial teórico da “descolonidade” do poder, concepção elaborada pelo intelectual peruano Anibal Quijano. Na obra, ele estuda os casos dos zapatistas no México, do movimento indígena no Equador, do Estado plurinacional na Bolívia, da luta em Honduras contra o projeto das cidades privatizadas e das manifestações de rua e dos dilemas do modelo neodesenvolvimentista no Brasil.

Fonte: Prof. Uribam Xavier, do Departamento de Ciências Sociais – fone: 85 99635 1226