Criados Escola de Desenv. e Inovação Acadêmica e Colégio de Estudos Avançados

Imagem: Os projetos foram aprovados em reunião do Consuni realizada no dia 29 de abril (Foto: Jr. Panela/UFC)Um espaço institucional na Universidade que possa reunir iniciativas voltadas para a inovação de práticas de ensino e aprendizagem e a promoção da excelência no ensino, pesquisa e extensão. Essa é a proposta da Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica (Eideia), projeto aprovado pelo Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Federal do Ceará, em reunião realizada na última sexta-feira (29).

Além da Escola, o Consuni também aprovou a criação do Colégio de Estudos Avançados (CEA) da UFC. O primeiro projeto foi relatado pelo Vice-Reitor, Prof. Custódio Almeida, enquanto o do CEA teve como relator o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Antônio Gomes.

UFC passa a contar com Colégio de Estudos Avançados

Conheça os efeitos positivos da criação do Colégio de Estudos Avançados da UFC

A Eideia deve funcionar como um condomínio de projetos desenvolvidos nas pró-reitorias de Graduação (Prograd), Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), Extensão (Prex) e Gestão de Pessoas (Progep). Eles precisam ter em comum o foco em programas de inovação acadêmica e desenvolvimento profissional voltados para professores, servidores técnico-administrativos e estudantes. "Com a Eideia, inauguramos a gestão compartilhada de projetos inovadores", disse o Vice-Reitor.

Serão incorporadas pela Escola as atividades já desenvolvidas pela Comunidade de Cooperação e Aprendizagem Significativa (Projeto CASa), pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), pelo Comitê Gestor de Formação Inicial e Continuada de Profissionais da Educação Pública (Comfor) e pelo Grupo de Trabalho das Licenciaturas (GTL).

Também serão incluídas atividades de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis (PACCE), Articulação entre Graduação e Pós-Graduação (Propag), Formação para a Inovação, Divulgação Científica e Excelência Acadêmica.

Imagem: Atividades de inovação e desenvolvimento acadêmico de projetos de extensão como a Seara da Ciência serão incorporadas à Eideia (Foto: Rafael Cavalcante/UFC)Além deles, a Escola também passa a incorporar atividades relacionadas a inovação e desenvolvimento acadêmico de alguns programas de extensão, como a Seara da Ciência, Núcleo de Tratamento e Estimulação Precoce (Nutep), Laboratório de Brinquedos e Jogos (Labrinjo), Instituto da Primeira Infância (Iprede) e o Núcleo Trabalho, Meio Ambiente e Saúde (Tramas). Outros projetos poderão vir a ser incluídos na Escola, dependendo da avaliação de seu Conselho Diretor.

"Não quer dizer que tais programas sairão de suas unidades, mas que algumas de suas atividades poderão ser realizadas dentro da Escola", explicou o Vice-Reitor. Ações de rotina – como os treinamentos realizados pela Progep, por exemplo – continuarão dentro de suas respectivas unidades, cabendo à Eideia articular programas específicos e inovadores no âmbito de sua finalidade.

NOVO PRÉDIO – Segundo o Prof. Custódio Almeida, a Escola deve ser sediada em um prédio de cinco andares que está sendo construído no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra. Quatro deles serão dedicados a projetos cujo objetivo é proporcionar inovação da prática de ensino e aprendizagem, fora das atividades de rotina das pró-reitorias.

No último andar, ficará sediada a estrutura administrativa da Escola, que, pelo regimento, contará com uma Diretoria Executiva – composta de diretor e vice, com a Secretaria Administrativa (responsável pelas questões de apoio), a Coordenadoria de Inovação e Desenvolvimento Acadêmico (a ser dirigida pelo vice-diretor da Escola) e o Colégio de Estudos Avançados.

Além deles, a Eideia contará com um Conselho Gestor, formado pelo Reitor, quatro pró-reitores das áreas envolvidas, um diretor de unidade acadêmica, além do próprio diretor da Escola. O Conselho será responsável por aprovar o programa de atividades, deliberar sobre propostas de acordo de cooperação e parceria e sobre os programas que integram a Escola, bem como supervisionar a execução das tarefas.

Imagem: O Vice-Reitor da UFC, Prof. Custódio Almeida, foi relator do projeto da Eideia no Consuni (Foto: Jr. Panela/UFC)"A ideia é iniciar as atividades imediatamente, realizando um trabalho de articulação entre as quatro pró-reitorias envolvidas e com as unidades acadêmicas da UFC. Suas atividades serão sediadas em outros ambientes da UFC até que seu edifício-sede seja aberto", explicou o Prof. Custódio Almeida.

Logo após a aprovação do projeto, o Reitor da UFC, Prof. Henry Campos, ressaltou: "Essa é uma iniciativa extremamente importante que vem atender de pronto nossas necessidades, principalmente na área de formação docente". Para ele, a criação da Eideia e do Colégio de Estudos Avançados é um momento "do mais alto significado para a Universidade".

Fonte: Prof. Custódio Almeida, Vice-Reitor e relator do projeto da Eideia no Consuni – fone: 85 3366 7317