Aberta programação comemorativa dos 25 anos do livro "O Mundo de Flora", de Angela Gutiérrez

Imagem: Mesa-redonda do evento comemorativo dos 25 anos de lançamento do livro "O Mundo de Flora"O Auditório José Albano, na área 1 do Centro de Humanidades da UFC, recebeu, na manhã desta quinta-feira (16), professores e estudantes de cursos de Letras de Fortaleza para o primeiro evento comemorativo dos 25 anos de lançamento do livro O Mundo de Flora, da escritora Angela Gutiérrez.

A mesa-redonda "Viagem ao Mundo de Flora em 25 Anos", organizada por docentes da UFC e da Universidade Estadual do Ceará (UECE), contou com a apresentação de três convidados. A Profª Vera Albuquerque, do Departamento de Literatura da UFC, expôs o tema "O Mundo de Flora: entre ensinar e deleitar". O estudante de Letras–Espanhol, também da UFC, Lúcio Flávio Gondim, trouxe "Carta a Flora", propondo um diálogo com a personagem do romance através de uma viagem subjetiva. O bate-papo contou, por fim, com a professora da UECE Claudene Aragão, que expôs "Os outros habitantes do mundo de Flora: os livros".

Veja outras imagens do evento no Flickr da UFC

RECONHECIMENTO – Homenageada através das atividades alusivas ao lançamento de seu primeiro romance, Angela Gutiérrez, professora aposentada da UFC, esteve presente ao evento. Sobre a obra, falou: "O Mundo de Flora é um livro que me deu muitas alegrias e com o qual eu tive muita sorte, porque ele foi um livro amado. Muitas vezes temos livros admirados, mas não amados". A obra foi apontada por estudiosos pelas inovações em termos de técnicas. Completa Angela: "Apesar de o livro fugir do padrão, por ser todo cheio de fragmentos, de vários narradores, ele agrada".

Para a autora, a alternância entre o trágico e o cômico, destacada pelo colega Sânzio de Azevedo, também é uma das qualidades da publicação. Segundo Angela, o papel do leitor é decisivo para a relevância da obra: "A exigência é que o leitor adira, que faça sua parte. Como o livro é feito todo em pedaços, o leitor tem que fazer essas junções".

Entre outras atividades desenvolvidas na UFC, Angela Gutiérrez foi coordenadora-fundadora do Programa de Pós-Graduação em Letras, diretora-fundadora do Instituto de Cultura e Arte (ICA) e diretora da Casa de José de Alencar (CJA). Ocupa, desde 1997, a cadeira n° 18 na Academia Cearense de Letras e é sócia, desde 2013, do Instituto do Ceará.

LANÇAMENTO – Além de outras mesas-redondas, está previsto, ainda para este ano, o lançamento de livro que reunirá artigos sobre O Mundo de Flora.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: 85 3366 7331