Visando inserção internacional, Colégio de Estudos Avançados da UFC é instalado

Imagem: Reitor e membros do CEA durante a instalação do ColégioO Reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Henry Campos, instalou, no último dia 29 de junho, o Colégio de Estudos Avançados (CEA), em reunião com os integrantes que comporão o grupo. Com atuação a ser direcionada para a formação de professores e internacionalização da Universidade, por meio do incentivo à pesquisa, o CEA está vinculado à Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica (Eideia). A solenidade ocorreu na sala do Conselhos Superiores da UFC, na Reitoria. Acesse a lista dos membros do CEA.

Em discurso aos integrantes do Colégio, o Reitor Henry Campos destacou que a iniciativa viabiliza "a oportunidade de a Universidade se reinventar", fortalecendo-se como centro de produção de pesquisa. "Vamos convocar a Universidade para fazer uma reflexão sobre seu papel", apontou.

O Vice-Reitor, Prof. Custódio Almeida, explicou que a expectativa é que o CEA tenha uma "inserção internacional", por meio do diálogo com universidades e pesquisadores de estados do Brasil e de outros países. "A Universidade tem um caráter conservador por natureza, mas também tem a obrigação de ser inovadora", observou.

Imagem: Membros do Colégio de Estudos Avançados (CEA)O Prof. Custódio Almeida também reforçou a demanda relacionada à formação de professores voltados para o ensino superior. O Vice-Reitor informou que serão constituídas duas coordenadorias: uma para discutir a inovação acadêmica e outra para a articulação com a escola básica.

O corpo de integrantes do CEA é formado por professores da UFC, incluindo aposentados, estudante e representantes da sociedade civil e de entidades que fomentam a pesquisa e a inovação. A estrutura do Colégio é dividida em Conselho Deliberativo, Conselho Consultivo e Diretoria. Acesse o regimento do CEA.

O Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação e presidente do Conselho Deliberativo do CEA, Prof. Antonio Gomes de Souza, ressaltou a importância da interdisciplinaridade na Universidade. "O Colégio nos dá a oportunidade de produzir fugindo um pouco dessas estruturas departamentalizadas", disse. "A expectativa é que tenhamos um novo momento, o de avançar na produção do conhecimento", pontuou.

Para o diretor do CEA, Prof. César Barreira, multidisciplinaridade e internacionalização devem ser aspectos centrais a serem fortalecidos pelo Colégio. Ele lembrou que a sede será instalada no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, mas "a ideia é que o Colégio seja itinerante". O Reitor Henry Campos disse que, nos próximos dias, deve marcar a primeira reunião formal de trabalho do CEA.

O Colégio de Estudos Avançados visa fomentar o desenvolvimento de atividades, programas e projetos de abrangência regional, nacional e internacional, enfocando o progresso acadêmico, científico, tecnológico e cultural.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: 85 3366 7331