Teleinformática faz 15 anos com reinauguração de sede e homenagem a professores

Imagem: Reitor Henry Campos descerra placa de reinauguração do prédio do Departamento de Engenharia de Teleinformática, que recebeu o nome do Prof. Alexandre Moreira de Moraes (in memorian)O Departamento de Engenharia de Teleinformática (DETI) da UFC comemorou 15 anos de criação na última sexta-feira (8), em solenidade na qual houve a reinauguração de sua sede, que agora leva o nome do Prof. Alexandre Moreira de Moraes, falecido há dois anos. Assegurando levar as "congratulações de toda a Universidade Federal do Ceará" ao Departamento que, "desde seu nascimento exercitou, continuamente, o pioneirismo e a excelência", o Reitor Henry de Holanda Campos afirmou que todos da Instituição aprenderam a se orgulhar do DETI e admirar os que escrevem sua história.

Na ocasião, o Prof. João César Moura Mota, chefe do Departamento, relembrou a história da criação do DETI, destacando a importância dos que "participaram, participam e participarão da criação e crescimento da unidade", que nasceu a partir do Departamento de Engenharia Elétrica. Hoje são 28 professores no quadro docente, e o programa de pós-graduação já conta com cerca de 100 teses de doutorado e 200 dissertações de mestrado, nos 11 anos de existência.

Veja outras imagens da solenidade no Flickr da UFC

Enfatizou ainda o Prof. João César que os concludentes do curso conseguem imediata inserção no mercado de trabalho. Agradeceu a presença de todos que prestigiaram as comemorações e "até os parceiros que não puderam comparecer, mas que são importantes para o desenvolvimento do DETI, que, nos 15 anos de existência, já carreou R$ 60 milhões para seus projetos".

A Profª Diana Cristina Azevedo, vice-diretora do Centro de Tecnologia, falou da satisfação de ter na unidade acadêmica da qual faz parte um departamento como o de Teleinformática, que "sabe equilibrar com perfeição os três pilares da Universidade: o ensino, a pesquisa e a extensão".

Imagem: Auditório lotado no prédio do DETIHOMENAGENS – Foram homenageados os fundadores, os primeiros professores do DETI e, in memoriam, o Prof. Alexandre Moreira de Moraes, que teve seu nome gravado na placa afixada no prédio reinaugurado, descerrada por sua mãe, Srª Aurilene Moraes. Ao falar, além de se dizer muito emocionada, ela disse se sentir em casa porque sabia que o filho, Alexandre, tinha o Departamento como sua própria família. Receberam homenagens, também, os professores Ernesto Pitombeira e Jesualdo Farias, ex-diretores do Centro de Tecnologia.

FORÇA CRIATIVA – Para o Reitor Henry de Holanda Campos, "a força criativa, o entusiasmo e compromisso dos que aqui trabalham é que fazem pulsar este Departamento e explicam o alto nível do trabalho que nele se desenvolve". Referindo-se aos professores alvo de homenagens, o Reitor afirmou que "cada um protagonizou capítulos da crônica que aqui está sendo escrita e que envolve, acima de tudo, o compromisso com a qualidade".

Observou ainda o Reitor que o Departamento é unidade pioneira na oferta de cursos de graduação, mestrado e doutorado na área de Engenharia de Teleinformática e em atividades de extensão, com enfoque na integração entre telecomunicações e computação, "espelhando o compromisso da universidade pública com o futuro e com o presente".

O Reitor finalizou parabenizando "a família DETI, nesta etapa existencial em que o Departamento se revela não apenas consolidado, mas vitorioso em seu projeto".

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fones: 85 3366 7331, 3366 7936 e 3366 7938