Evento internacional discutirá impactos da mudança climática no Nordeste

Imagem: Cartaz do PORSEC 2016Foram prorrogadas, até 26 de julho, as inscrições para apresentar trabalho (submissão de abstract) no Pan Ocean Remote Sensing Conference (PORSEC) 2016, evento que ocorrerá em Fortaleza, de 3 a 11 de novembro. Pesquisadores da Agência Espacial Norte-americana (NASA), Agência Espacial Europeia (ESA) e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) já confirmaram presença.

Com o tema "Enabling Earth observations in support of global, coastal, ocean and climate change research and monitoring" (Observações da Terra por satélites como base para monitoramento, previsão e pesquisa global, costeira, oceânica e de mudanças climáticas, em tradução livre), é organizado pelo Laboratório de Observação da Terra, do Instituto de Ciências do Mar (Labomar) da UFC, juntamente com a Sociedade de Sensoriamento Remoto do Oceano Pacífico, associação dedicada a estimular programas científicos de países em desenvolvimento no uso de dados globais de sensoriamento remoto.

O evento, a ter lugar no auditório da Assembleia Legislativa do Estado Ceará (Av. Desembargador Moreira, 2807 – Dionísio Torres), oportunizará estudantes e pesquisadores a mostrarem os trabalhos de investigação que estão desenvolvendo, utilizando técnicas de sensoriamento remoto aplicadas a satélites (inclusive recentes missões), bem como aplicações do sensoriamento remoto do oceano para benefícios sociais. Temas como o impacto dos oceanos Atlântico e Pacífico no clima global e para o Nordeste do Brasil, agricultura de precisão, recursos hídricos, eventos extremos (como secas), mitigação de impactos devido às mudanças climáticas, aplicação do sensoriamento remoto para processos de tomada de decisão em políticas públicas, entre outros, serão abordados. As inscrições são feitas pelo site do evento.

Segunda a organização do PORSEC 2016, por meio das tecnologias espacial e computacional atualmente disponíveis, é possível estudar o planeta Terra como um sistema global e em suas várias escalas espaciais e temporais. Os estudos científicos assim conduzidos procuram integrar as diversas áreas do conhecimento que focam o entendimento do nosso planeta como um todo, suas partes e como essas partes interagem entre si.

CURSO DE CAPACITAÇÃO – Com inscrições também até 26 de julho, acontecerá de 3 a 7 de novembro, no âmbito do PORSEC 2016, um curso de capacitação (Capacity Building) na área de Sensoriamento Remoto por Satélites, voltado a alunos do Brasil e exterior. Gratuito e ministrado em língua inglesa, será realizado nas dependências do Labomar (Av. da Abolição, 3207 – Meireles) e os interessados devem se inscrever também pelo site do evento. Dos inscritos, serão selecionados 30 estudantes.

PORSEC – Em 1990, um grupo de pesquisadores de países da região Ásia-Pacífico formou a Sociedade de Sensoriamento Remoto do Oceano Pacífico. Dois anos depois, organizaram sua primeira conferência internacional, com foco em aplicações de sensoriamento remoto para estudos do oceano. Essa sociedade ganhou dimensão global, sendo agora reconhecida como uma organização de prestígio internacional em estudos do oceano por sensoriamento remoto, com o nome de Associação da Conferência Internacional Pan-Oceânica de Sensoriamento Remoto (em inglês, International Pan Ocean Remote Sensing Conference Association – PORSEC). No ultimo PORSEC, realizado em Bali, na Indonésia, em 2014, participaram 254 pesquisadores de 27 países.

Fonte: Prof. Antonio Geraldo Ferreira, presidente do comitê organizador local do PORSEC 2016 – fones: 85 3366 7019 e 3366 7021