VI Encontro Musical da UFC celebra 10 anos do Curso de Música e tem início domingo

Imagem: Logo do VI Encontro Musical da UFC (Imagem: Divulgação)Há 10 anos, o ensino de música na Universidade Federal do Ceará era oficializado na graduação, resultado de uma série de esforços que tiveram na linha de frente a professora, compositora, regente e escritora Izaíra Silvino, dentre outros personagens.

Para celebrar o aniversário do Curso de Música, homenagear a Profª Izaíra e promover uma série de atividades artísticas gratuitas, será realizado, de 24 a 30 de julho, o Nordeste 2016 – VI Encontro Musical da UFC. A abertura, no próximo domingo, ocorre às 19h, no Theatro José de Alencar (TJA – Rua Liberato Barroso, 525, Centro).

Além das homenagens, a solenidade terá a apresentação do Recital Alguém Cantando, do Coral da UFC, uma compilação musical dividida em blocos de canções que falam do sagrado, através de duas ave-marias brasileiras; que falam de juventude, com canções em português, inglês e alemão, e que remetem à liberdade e brasilidade, com um bloco de sambas e músicas nordestinas.

Imagem: A Profª Izaira Silvino será uma das homenageadas no evento (Foto: acervo pessoal)A programação do VI Encontro Musical da UFC inclui oficinas de violino, viola, violoncelo, contrabaixo acústico, trompete, trombone, trompa, tuba, eufônio, flauta transversal, oboé, fagote, clarinete, saxofone, percussão, regência orquestral, regência coral, técnica vocal, teclado e violão. As oficinas serão realizadas de segunda (25) a sexta-feira (29), sempre das 9h às 12h. As inscrições já foram encerradas.

Além das oficinas, os alunos serão divididos em sete práticas de grupo, de acordo com a oficina escolhida e nível musical observado. São elas: Orquestra Sinfônica, Orquestra de Câmara, Banda Sinfônica, Camerata de Cordas, Coral, Grupo de Violões e Grupo de Percussão. Cada prática contará com um professor/músico convidado, e terá apresentações especiais ao longo do encontro.

A programação completa – que se desenvolve em espaços do Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra e no TJA – está disponível no site do evento.

SOBRE O EVENTO – Em 1982, a Profª Izaíra Silvino colocou em prática, com apoio da UFC e financiamento da Fundação Nacional de Arte (Funarte), o projeto "Nordeste – Encontros Musicais da UFC". No evento, que ocorreu por cinco anos consecutivos de 1982 a 1986, foram promovidas diversas oficinas de música, assim como várias apresentações artísticas em diversos locais de Fortaleza.

Em sua edição de 1985, elaborou-se um documento que reuniu aproximadamente mil assinaturas, solicitando a formalização do ensino de música na UFC. Esta atitude é considerada um marco para a criação, em 2006, do Curso de Música da UFC – Fortaleza.

Neste ano, o evento Nordeste 2016 – VI Encontro Musical da UFC surge com o objetivo de comemorar o aniversário de 10 anos do Curso de Licenciatura em Música da UFC, promovendo entre os dias 24 e 30 de julho oficinas de instrumentos/voz e práticas de grupo, voltadas para músicos profissionais e estudantes de música. Serão oferecidas à comunidade apresentações musicais gratuitas com os projetos musicais da UFC, grupos formados durante o evento e grupos convidados.

Fonte: Prof. Leandro Serafim, do Curso de Música e coordenador do evento – fone: 85 98129 8182