Cooperação tecnológica é tema de reunião entre Reitor da UFC e presidente da Funcap

Imagem: O Reitor da UFC, Prof. Henry Campos, reuniu-se com o presidente da Funcap, Tarcísio Pequeno (Foto: Viktor Braga)O Reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Henry Campos, reuniu-se na terça-feira (19), em seu gabinete, com o presidente da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Ceará (Funcap), Tarcísio Pequeno. A conversa versou sobre cooperações nos campos de inovação tecnológica e internacionalização em ciência.

"O papel de uma fundação de apoio para o Ceará e para a Universidade, que tem evoluído nos rankings em pesquisa, é essencial. É preciso pensar em inovação tecnológica e se debruçar sobre as questões locais em nosso Estado, sobre nosso semiárido", destacou Henry Campos. O Reitor comentou ainda uma recente ação da UFC nesse sentido: a criação do Comitê de Inovação Tecnológica, em junho deste ano. Órgão colegiado de assessoramento da Reitoria e da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), o Comitê é responsável por definir as políticas de inovação tecnológica da Universidade.

Outra área de contribuições e estudos em andamento na Universidade, ressaltada por Henry Campos durante o encontro, é o desenvolvimento de matrizes energéticas sustentáveis para o Ceará. "A ideia é que os novos prédios na Universidade, por exemplo, estejam de acordo com esse pensamento de energias renováveis", afirmou.

"É importante esse olhar porque a gente consegue uma internacionalização interessante", declarou Tarcísio Pequeno, reafirmando o interesse da Funcap no desenvolvimento de projetos conjuntos com a academia. "Estamos aqui para estreitar relações e traçar um caminho em comum. Quero ouvir com muitos detalhes as demandas da Universidade. Já tenho agendada uma reunião com o Gomes (Prof. Antônio Gomes, Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC) para discutirmos atuações em conjunto", disse.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fones: 85 3366 7331 e 3366 7936