Campus da UFC em Sobral tem primeiro servidor a defender tese de doutorado

Imagem: O servidor técnico-administrativo Anderson Weyne Barbalho Silva, responsável técnico pelo Laboratório de Histopatologia do Curso de Medicina do Campus de Sobral, defendeu tese (Foto: Arquivo Pessoal)O servidor técnico-administrativo Anderson Weyne Barbalho Silva, responsável técnico pelo Laboratório de Histopatologia do Curso de Medicina do Campus de Sobral, é o primeiro servidor daquele Campus a defender tese de doutorado.

O trabalho, apresentado à banca no último dia 8, é intitulado Localização de proteínas, quantificação de RNAm e papel das citocinas TNF-α  e IL-1β no desenvolvimento folicular in vivo e in vitro em bovinos e está inserido na grande área Biotecnologia em Agropecuária. O projeto tem como objetivo principal compreender como as citocinas TNF-α e IL-1β controlam eventos reprodutivos como foliculogênese e ovulação.

Anderson, realizou o curso de doutorado em Biotecnologia pelo Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia do Campus de Sobral, vinculado à Rede Nordeste de Biotecnologia (Renobio). A parceria entre UFC e Renobio permitiu que o servidor cursasse as disciplinas no próprio Campus de Sobral. Os experimentos que basearam a pesquisa foram realizados em Sobral, Recife (PE), Santa Maria (RS) e em parceria com laboratórios na Holanda e no Canadá.

As biotecnologias reprodutivas vêm se destacando no cenário nacional e internacional, criando oportunidades extraordinárias para a reprodução animal, especialmente no que se refere ao aumento da eficiência reprodutiva dos rebanhos de elevado potencial econômico.

Fonte: Diretoria do Campus de Sobral – fone: 88 3695 5703