"Título de Professor Emérito chega às mãos de incansável pesquisador", diz Reitor

Imagem: Prof. Sérgio Regadas recebe honraria das mãos do Reitor Henry Campos (Foto: Viktor Braga/UFC)Quando saudou, em discurso, o Prof. Francisco Sérgio Pinheiro Regadas, que na noite da quarta-feira (20) recebeu o título de Professor Emérito da Universidade Federal do Ceará, o Reitor Henry de Holanda Campos enfatizou uma das facetas do talento do homenageado, que é a de "incansável pesquisador sempre buscando aprimorar suas ferramentas de trabalho". E acrescentou: "ele é responsável pelo desenvolvimento de inúmeros instrumentos cirúrgicos e detentor de nada menos que onze patentes americanas e internacionais definitivas e cinquenta e cinco patentes provisórias".

Em sintonia com as empresas Covidien e Valleylab, dos Estados Unidos; Karl Storz, da Alemanha, e Touchstone, da China, ele criou novos modelos de retoscópio, aspirador, instrumento endoscópico para remoção de pólipos e grampeadores, que trouxeram maior segurança aos procedimentos cirúrgicos e mais conforto para os pacientes. "Assim, com grande júbilo, vemos um trabalho acadêmico internacionalizar-se. Através do talento, a Universidade se projeta globalmente. E adentra o cenário da moderna tecnologia pelas portas da competência", complementou o Prof. Henry Campos.

Veja outras imagens da solenidade no Flickr da UFC

O Prof. Sérgio Pinheiro Regadas é membro titular da Sociedade Brasileira de Coloproctologia, do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva e do Colégio Brasileiro de Cirurgiões. Também é membro honorário da American Society of Colon and Rectal Surgeons.

Ele também presidiu a Sociedade Cearense de Cirurgia, a Sociedade Cearense de Cirurgia Videoendoscópica, a Regional Norte-Nordeste de Coloproctologia e a Sociedade Brasileira de Coloproctologia. É membro honorário da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Minimamente Invasiva. Aposentou-se da UFC em 2011, mas ainda mantém vínculo com a Universidade, coordenando a disciplina Didática Médica, do Programa de Pós-Graduação do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina.

Imagem: Prof. Glauco Lobo lembrou a trajetória profissional do Prof. Sérgio Regadas (Foto: Viktor Braga/UFC)DIFÍCIL E AGRADÁVEL – Ser indicado para saudar o colega Sérgio Regadas é "tarefa hercúlea e ao mesmo tempo agradável", afirmou o Prof. José Glauco Lobo Filho, na qual traçou um perfil do novo Professor Emérito da UFC. Fazendo uma viagem pela trajetória profissional de Sérgio Regadas, o orador lembrou os tempos da Residência Médica, em 1976 e 1977, e no Hospital Geral de Fortaleza, onde, no ano seguinte, por meio de concurso do então INAMPS, passou a exercer atividades efetivamente, ocupando cargos e funções dentro da Universidade até o reconhecimento nacional e internacional.

Agradecendo as palavras do colega Glauco Lobo, o Prof. Sérgio Regadas admitiu "enorme satisfação por receber o honroso título de Professor Emérito", o que o deixava com a sensação de dever cumprido. Assegurou, porém, que o título é um estímulo para continuar trabalhando.

"Nada se constrói com solidez se não houver uma equipe unida", afirmou o homenageado, passando a agradecer a muitos que com ele trabalharam e ainda trabalham, entre os quais o Prof. Luzmar Veras Rodrigues – "um casamento de 25 anos", disse bem-humorado. Agradeceu à mulher, também médica e professora, Estela Murad Regadas, e ao filho e colega, Sérgio Regadas Filho. Ficou emocionado ao referir-se aos pais, a quem agradeceu pela formação recebida. E, por fim, externou agradecimentos aos que o indicaram para receber a honraria, desde o Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina ao Conselho Universitário (Consuni), que aprovou seu nome por unanimidade.

DEDICAÇÃO – Na ocasião, o Reitor Henry de Holanda Campos também assegurou que aquele era "um título que assenta com perfeição no perfil do homenageado, que tem multiplicado provas de dedicação a esta Casa". Citou, em seguida, a carreira do Prof. Sérgio Regadas na Instituição, na qual ingressou em 1986 como cirurgião coloproctologista voluntário, no Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina.

"Chefiou, com entusiasmo e verve renovadora, o Departamento de Cirurgia; atuou como cirurgião, realizando os primeiros procedimentos colorretais laparoscópicos da América Latina; distinguiu-se pelo trabalho na pós-graduação e na extensão; emprestou seu talento ao Hospital Universitário e teve, ainda, participação ativa no Consuni e no conselho de seu departamento", acrescentou o Reitor.

"Hoje, a homenagem se concretiza através do diploma que chega às mãos de nosso estimado professor Francisco Sérgio Regadas, a quem admiro desde o tempo em que éramos companheiros de turma, na Faculdade de Medicina (da mesma turma era, também, José Glauco Lobo Filho). Fico feliz em ver a universidade pública cultivando o reconhecimento ao saber, à dedicação e ao compromisso institucional. Entendo que, com este ato, se fortalece nosso pacto com a excelência. E, ao mesmo tempo, se faz justiça", assegurou o Prof. Henry Campos.

CONSUNI ESPECIAL – A mesa formada para presidir a sessão especial do Conselho Universitário que fez a entrega do título de Professor Emérito teve a seguinte composição: Reitor Henry Campos; Prof. Antônio Gomes, Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação; Prof. Glauco Lobo Filho; tenente Virginia Azevedo, representante da Capitania dos Portos; aspirante médica Juliana Caminha, representante da Base Aérea de Fortaleza; e o Prof. Sérgio Regadas.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC  fones: 85 3366 7331, 3366 7936 e 3366 7938