"Circuito UFC Arte e Desporto será um projeto para integrar todos", garante Vice-Reitor

Imagem: Logomarca do Circuito UFC Arte e DesportoA apresentação do Coral do Instituto de Cultura e Arte (ICA) marcou o início da cerimônia de lançamento do Circuito UFC Arte e Desporto, na noite da quinta-feira (28), no palco do Theatro José de Alencar, no centro de Fortaleza. O local escolhido para a ocasião "é muito significativo", afirmou o Vice-Reitor da UFC no exercício da Reitoria, Prof. Custódio Almeida, "porque grandes nomes aqui pisaram, muita gente importante e, assim, é um palco forte. Forte como queremos que seja o projeto que agora lançamos", enfatizou.

Depois de agradecer a presença de cada um dos presentes, o Prof. Custódio Almeida disse que a essência do Circuito é fazer a integração com pessoas que não se desligam da Instituição, mesmo que não mais estejam fisicamente presentes. "É criar uma teia", complementou. O Vice-Reitor ainda acrescentou que arte e esporte conseguem reunir todos, por serem duas linhas "fortes e transversais".

A proposta do Circuito UFC Arte e Desporto é fortalecer o patrimônio material e imaterial da UFC, consolidando sua missão educacional que busca o desenvolvimento não apenas de sua comunidade acadêmica, mas também agregando o seu entorno. Outro objetivo é fomentar oportunidades de fruição do seu patrimônio artístico-cultural e desportivo, criando novos palcos e arenas para jogos e apresentações, por meio de uma ampla, diversa e democrática programação artística e esportiva realizada durante todo o ano, congregando os próprios servidores técnico-administrativos, docentes e alunos, além da sociedade civil, iniciativa privada e poder público.

Veja fotos do lançamento na página do Nordeste 2016 – VI Encontro Musical da UFC no Facebook

O desenvolvimento do projeto do Circuito ficará a cargo de comissão formada por representantes da Secretaria de Cultura Artística (Secult-Arte), do Instituto de Educação Física e Esporte (Iefes), Instituto de Cultura e Arte (ICA), Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional, Coordenadoria de Desporto da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC) e Gabinete do Reitor. Caberá à Secult-Arte, em conjunto com a Coordenadoria de Desporto da PRAE, a responsabilidade de conduzir as ações do projeto.

A logística do Circuito foi explicada pelo Prof. Custódio Almeida, que esclareceu sobre as dificuldades de uma instituição federal, como a UFC, receber até doações. Recursos doados caem na conta única da União e não podem ser direcionados para determinada área por falta de rubrica específica. Assim, terá papel preponderante a FCPC, que será a receptora de um fundo a ser criado.

O Circuito UFC Arte e Desporto será constituído por um ciclo de atividades durante todo o ano, de modo a fortalecer a UFC como equipamento cultural público. A concepção da programação está alicerçada em valores como integração Universidade e sociedade; democratização da cultura e do esporte; reflexão crítica; diversidade cultural e artística e promoção do bem-estar social.

ATLETAS – O coordenador de Atividades Esportivas da PRAE, Wildner Lins de Souza, expôs sobre como está sendo visto o esporte dentro da UFC e deu uma informação que surpreendeu, positivamente, a todos: nos últimos anos, a Universidade saiu da 112ª posição para ficar entre as 10 melhores instituições do País em desempenho esportivo.

Chamados ao palco, atletas da UFC falaram de como é possível conciliar estudo e treinamento esportivo e destacaram como o esporte os torna "cidadãos completos". Reconheceram, também, a importância da bolsa-atleta, que beneficia estudantes desde 2010. Representaram todos os que praticam esporte na UFC os seguintes atletas: os irmãos Breno Mateus Teixeira e Karla Rebeca Teixeira, do karatê; a judoca Patricia Távila; Bruno Braga, jogador de futebol destaque no último campeonato nacional universitário por ter pegado três pênaltis; Camila Sampaio Rocha, da equipe de futebol de salão; Gabriel Jorge Vieira, do vôlei; e Feliphe Santiago Barbosa, do time de basquete.

MÚSICA – O Coral da UFC, regido pelo Prof. Elvis Matos, diretor da Secult-Arte, também se apresentou. A programação artística ainda contou com a apresentação da Orquestra Sinfônica da UFC, composta por 60 instrumentistas, que tocou a peça final com a participação do Grupo de Música Percussiva Acadêmicos da Casa Caiada, que encerrou a noite tocando nos jardins do Theatro, onde se apresentou o grupo de dança popular Oré Anacã.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fones: 85 3366 7331, 3366 7936 e 3366 7938