Lançada primeira edição da Revista de Saúde Digital e Tecnologias Educacionais

Imagem: Arte de divulgação da Revista do NutedsEstá disponível para acesso, no site do Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde (Nuteds) da Universidade Federal do Ceará, a primeira edição da Revista de Saúde Digital e Tecnologias Educacionais (Resdite). O projeto é uma iniciativa do Nuteds e tem como objetivo divulgar produções científicas que abordam o uso das tecnologias digitais da informação e da comunicação (TDIC) para a educação voltada aos profissionais da área da saúde.

Nesta primeira edição, cinco trabalhos com diferentes perspectivas foram publicados: os artigos "Aplicativos para smartphones e sua colaboração na capacidade funcional de idosos", de Clarisse Souza e Arnislane Silva; "Cyberbullying: o complexo bullying da era digital", de João Marcelo Rondina, Júlia Moura e Mônica Carvalho; "O uso das tecnologias de informação e comunicação para a teleducação em oncologia: contribuições e desafios", de Telma Souza e Sérgio Oliveira; e "Mapa conceitual para leishmaniose visceral humana: aplicação de software livre como ferramenta da tecnologia de informação e comunicação", de Valeria Carvalho, Luciamare Martins, Paulo Carvalho Júnior e Virgínia Bentes Pinto; bem como o relato de experiência "Tecnologias digitais para o ensino em saúde: relato de experiências e a convergência para o projeto AVAS21", de Zilma Reis, Maria do Carmo Melo, Edison Corrêa, Alamanda Pereira, Dimitri Santos e Humberto Alves. O editorial é do Prof. Luiz Roberto de Oliveira, da Faculdade de Medicina da UFC e coordenador do Nuteds. Todos os trabalhos são de acesso livre.

SOBRE A REVISTA – Com corpo editorial constituído por renomados pesquisadores nacionais e internacionais, a Resdite faz parte de um empreendimento no âmbito das discussões sobre a convergência da educação a distância on-line com a saúde digital. O periódico aceita trabalhos em português, inglês e espanhol, seguindo as normas e recomendações do Comitê Internacional de Editores de Revistas Médicas. Serão duas edições por ano. Além desta publicada em agosto, outra edição será lançado no fim do ano. As submissões para o próximo número devem começar ainda neste mês e serão divulgadas no site do periódico e no site do Nuteds.

O público-alvo é composto por profissionais multidisciplinares que trabalham e pesquisam a utilização das novas tecnologias para a educação em saúde e informática biomédica, desde os que estão envolvidos com a produção até aqueles que as aplicam, independentemente da área de conhecimento da qual sejam oriundos. O destaque privilegia a convergência, o empreendedorismo e a inovação, vistos na perspectiva da construção coletiva do conhecimento.

Fonte: Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde (Nuteds) – fone: 85 3366 8055