Projeto do Iprede selecionado para desenvolver pesquisa sobre primeira infância

Imagem: Logo do Iprede (Reprodução)O projeto Formação de Vínculo na Adversidade: para uma Infância Melhor, do Instituto da Primeira Infância (Iprede), organização não governamental que abriga ações de extensão da Universidade Federal do Ceará, foi um dos quatro brasileiros selecionados pelo programa ILab Primeira Infância para ganhar o financiamento de até R$ 150 mil para desenvolver pesquisa nessa área. O trabalho foi proposto pelo Iprede, em parceria com o Instituto Vila Educação e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Os quatro projetos brasileiros, juntamente com outros aprovados no México, serão apresentados na oficina Clusters da América Latina, a ser realizada na Universidade de Harvard, Estados Unidos, de 10 a 12 de agosto. A Profª Márcia Machado, Pró-Reitora de Extensão da UFC, representará a equipe do Iprede/UFC no encontro.

O projeto do Iprede pretende atuar com 15 famílias da Regional III de Fortaleza a teoria do apego em situações de vulnerabilidade. A ideia é gravar vídeos nos ambientes domésticos dessas famílias, mostrando cenas dos próprios pais nas horas em que eles estão cuidando das crianças com menos de três anos.

A partir daí, trabalhar o feedback dessa interação com os pais, destacando os aspectos positivos para ajudá-los a reconhecer seu potencial. Em paralelo, o projeto também prevê o envio de mensagens para o celular dos pais, lembrando da necessidade de cuidado e afeto com os filhos.

As 15 famílias estão em situação de vulnerabilidade e já são atendidas pelo Iprede. Na base da pesquisa, estudos apontam que proporcionar relações estáveis e enriquecedoras nos primeiros anos de vida pode prevenir e até reverter os efeitos da adversidade com benefícios para a aprendizagem e desenvolvimento socioemocional das crianças.

Os pesquisadores acreditam que se os pais participarem de um programa com essas intervenções poderão melhorar a percepção de suas competências na interação com os filhos, promovendo o vínculo entre eles e o desenvolvimento socioeducativo das crianças.

"Queremos saber se esse modelo é eficaz e cria impacto na relação entre pais e crianças, bem como se amplia os estímulos de afeto e apego, melhorando os vínculos familiares", explica a Profª Márcia. Além dela, participam da coordenação do projeto os professores Álvaro Jorge Madeiro Leite e Sulivan Mota (ambos da UFC), Ana Luiza Colagrossi e Georgia Vassimon (ambas da Vila Educação) e Antonio Ledo Alves da Cunha (UFRJ).

ILAB PRIMEIRA INFÂNCIA – O ILab Primeira Infância é uma programa do Núcleo Ciência para Primeira Infância, iniciativa colaborativa que envolve a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal e entidades que trabalham com primeira infância, incluindo importantes instituições acadêmicas, como a Universidade de Harvard; a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e o Insper, também de São Paulo. O ILab tem como objetivo criar estratégias com potencial de transformar a vida de crianças e famílias em situação de vulnerabilidade.

Leia mais: Colóquio sobre apego no desenvolvimento infantil recebe inscrições; evento é segunda-feira (8)

Fonte: Profª Márcia Machado, Pró-Reitora de Extensão da UFC – fone: 85 3366 7452