Nota da Reitoria: Dia do Estudante, dia de luta e de reflexão na Universidade

Imagem: Na Universidade Federal do Ceará, o Dia do Estudante há de ser, neste ano, também um momento de reflexão (Foto: Jr. Panela)O ensino superior no Brasil tem como marco inicial a criação de duas faculdades de Direito – a de Olinda e a do Largo de São Francisco, em São Paulo. Era 11 de agosto de 1827 quando D. Pedro I autorizou a criação das duas instituições. Mais tarde, a data inseriu-se, na agenda de efemérides de nosso País, como o Dia do Estudante.

É no Direito, pois, que se assenta esse capítulo essencial da História do Brasil, qual seja, a oferta de ensino de alto nível às novas gerações. O poder transformador do conhecimento vem sendo investido, desde então, na construção de um País forte, independente, desenvolvido e, sobretudo, justo.

Em tempos recentes, porém, o avanço socioeconômico foi posto em xeque, na mesma medida em que fraquejaram as estruturas da democracia e do estado de direito. É oportuno realçar tal fato no Dia do Estudante, pois esse valoroso segmento da sociedade construiu, no passado, uma tradição de resistência e coragem, toda vez que a democracia brasileira foi colocada à prova.

Nos tempos sombrios do regime militar, nossas universidades se constituíram em territórios de livre circulação de ideias e delas saíram muitos dos mais bravos combatentes da ditadura. Hoje, é impensável que ecoe, nesses mesmos campi, a mensagem do retrocesso, a pregação canhestra dos que pisoteiam o Direito, a Democracia, a Liberdade, a Esperança.

Na Universidade Federal do Ceará, o Dia do Estudante há de ser, neste ano, uma jornada de trabalho, como prevê o Calendário Universitário, mas também um momento de reflexão. E de preparação para novos e históricos embates.

Fortaleza, 11 de agosto de 2016

Henry de Holanda Campos