Mestrado em Ciência da Informação tem aula inaugural aberta ao público nesta terça-feira (16)

Imagem: Arte de divulgação do lançamento do livro Estudos de usuários da informação: ensino e aprendizagem no Brasil Será realizada nesta terça-feira (16), a partir das 19h, a aula inaugural do Mestrado Acadêmico em Ciência da Informação da Universidade Federal do Ceará. Aberta ao público, ela terá como tema "A pós-graduação em Ciência da Informação no Brasil: panorama, perspectivas e desafios" e será proferida pela Profª Marisa Bräscher, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

A primeira turma do Mestrado Acadêmico em Ciência da Informação da UFC será formada por 10 alunos, que desenvolverão dissertações na área de concentração "Representação e Mediação da Informação e do Conhecimento". Entre os objetos a serem pesquisados pelos mestrandos estão a utilização de dispositivos móveis por idosos, a tipografia como manifestação simbólica e cultural, o papel das tecnologias da informação e da comunicação na construção de uma biblioteca universitária inclusiva e as linguagens documentárias como instrumento de preservação digital do campo da memória do Ceará, entre outros.

LANÇAMENTOS – Na ocasião, também haverá o lançamento do livro Estudos de usuários da informação: ensino e aprendizagem no Brasil, resultado do doutorado da Profª Maria de Fátima de Oliveira Costa, docente e pesquisadora do mestrado, e da revista Informação em Pauta, periódico acadêmico produzido pelo Departamento de Ciência da Informação da UFC, cuja coordenação é da Profª Maria Giovanna Guedes Farias.

Toda a programação será no auditório do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (ADUFC-Sindicato – Av. da Universidade, 2346, Benfica).

Fonte: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFC – fone: 85 3366 7951