Empossados nesta quinta-feira (11) seis servidores para os campi de Fortaleza e Russas

Imagem: O técnico em laboratório Allison de Paula entre a Profª Cláudia e o Prof. Custódio, acompanhado de sua família (Foto: Viktor Braga/UFC)Foram empossados na tarde desta quinta-feira (11), na sala de reuniões da Reitoria, seis novos servidores – quatro técnico-administrativos e dois docentes – da Universidade Federal do Ceará. A solenidade foi conduzida pelo Vice-Reitor no exercício da Reitoria, Prof. Custódio Almeida, e pela Pró-Reitora Adjunta de Gestão de Pessoas, Profª Claudia Buhamra.

Abrindo os discursos da cerimônia, a Profª Cláudia Buhamra deu as boas vindas aos novos servidores e destacou a oportunidade de crescimento pessoal e profissional no trabalho em uma Instituição de Ensino Superior. "Bem-vindos a essa casa que a gente ama. A UFC é um local que muito nos honra e que nos dá muita oportunidade. Fui aluna da Faculdade de Administração, hoje sou professora e estou no cargo de pró-reitora e já fico pensando no dia em que aposentar e quero voltar como voluntária, pois essa Instituição faz parte das nossas vidas. Hoje, a UFC se orgulha em receber vocês e damos parabéns pela conquista, que veio de muito esforço", disse a pró-reitora adjunta.

Inspirado pela fala da Profª Cláudia Buhamra, o Prof. Custódio Almeida relembrou, aos servidores, as emoções do seu momento de posse. "A Cláudia  me fez lembrar do dia em que recebi a notícia de que tinha sido aprovado, na época, ao Departamento de Ciências Sociais e Filosofia. Foi uma alegria imensa. Quase 25 anos depois e vejo que a Universidade é um mundo que quanto mais o tempo passa, mais a gente quer conhecer", comentou.

Veja outras imagens da posse de servidores no Flickr da UFC

Apresentando números sobre o crescimento da Instituição pós-Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), com o incremento da UFC em 52% na graduação e mais de 80% nas pós-graduação, nos últimos oito anos, além do processo de interiorização, o Vice-Reitor destacou a singularidade do serviço público prestado pela Universidade.

"Vocês estão entrando em uma área do serviço público que tem uma cobrança diferenciada sobre ela. A universidade não ocupa só um espaço físico, mas um espaço social que fomenta tudo no seu entorno. É um serviço público que precisa ser o melhor serviço e que quanto mais a gente aprende a conviver com as diferenças, mais a gente aprende a ser servidor público, a oferecer o que as pessoas merecem. Somos uma Universidade que tem nos seus alunos o seu maior patrimônio e isso nos torna tão singular". E conclamando os empossados na defesa do ensino superior gratuito, afirmou: "Defendam a Universidade e, apesar do momento, tenho certeza que existiremos daqui a mais 100 anos".

EXPECTATIVAS E PROJETOS – O olhar inquieto revelava o que o peito sentia naquele momento. Com as mãos trêmulas e o sorriso ansioso, o jovem Allison de Paula, de apenas 19 anos, mal cabia em si pela felicidade da conquista do seu primeiro emprego. Empossado como técnico em laboratório para o Campus da UFC em Russas, ele era só planos para uma vida profissional que começa com o pé direito. "É muito importante poder participar do corpo dessa Universidade, que é tão útil à sociedade, tão universal. Minhas emoções são muito diversas, estou ao mesmo tempo muito feliz e muito ansioso em poder progredir e em colaborar. Tive o primeiro contato com a Universidade a partir do meu estágio como técnico, estagiei em um laboratório da UFC e foi a partir dessa vivência que eu quis muito participar ainda mais da Universidade", afirmou.

Para Francisco Moraes de Oliveira Neto, empossado como docente no Departamento de Engenharia de Transportes, a docência e a pesquisa em modelagem de transportes são os próximos desafios profissionais. "Esse momento é muito importante para mim. Comecei na docência há um ano e meio, em Russas, e foi uma experiência excepcional. Agora estou voltando ao Campus do Pici e quero trabalhar com pesquisa, com o pessoal da pós-graduação, em planejamento e modelagem de transportes", disse.

EMPOSSADOS – Allisson Guilherme Moreira de Paula, técnico de laboratório / estruturas materiais de construção – Campus de Russas; Enderson Felipe Rodrigues Andrade, assistente em administração – Fortaleza; Francisco Moraes de Oliveira Neto, Professor do Magistério Superior – Departamento de Engenharia de Transportes, Centro de Tecnologia; Isabel Cristina Moraes de Souza, assistente em administração – Fortaleza; Ismar Capistrano Costa Filho, Professor do Magistério Superior – Instituto de Cultura e Arte (ICA); Saulo de Sousa Nogueira Costa, assistente em administração – Fortaleza.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331