Nota da Reitoria sobre o Campus da UFC em Itapajé

Imagem: Entrada do Jardim de Anita, onde serão instalados nove cursos da UFC em Itapagé (Foto: Ribamar Neto)Desde o recebimento da doação da área conhecida como Jardins de Anita, na cidade de Itapajé – CE, a Universidade Federal do Ceará vem fazendo gestão junto ao Governo Federal e à bancada cearense no Congresso Nacional para que sejam aportados os recursos necessários à execução dos projetos de construção daquele que será um novo campus temático da UFC, para a formação de professores em 10 cursos de graduação voltados para a escola básica.

Nesse campus, a UFC quer instalar projetos pedagógicos inovadores na formação de professores nas licenciaturas em Artes Cênicas, Biologia, Física, Geografia, História, Letras-Português, Licenciatura Intercultural Indígena, Matemática, Pedagogia e Química.

No orçamento da UFC de 2016, conquistamos uma emenda de bancada voltada para a execução dos projetos para a construção do Campus de Itapajé. Várias ações já foram iniciadas pela Superintendência de Infraestrutura (UFC Infra) da Universidade, e agora estamos prontos para começar os trabalhos no novo campus, dependendo para isso da liberação financeira da referida emenda de bancada.

Dentre as ações já iniciadas, a UFC Infra informa que se encontram em tramitação, na sua Comissão Permanente de Licitação de Obras e Projetos, três editais de licitação que visam atender a parte de projetos e obras para a implantação do Campus da UFC no município de Itapajé, conforme descrição a seguir:

1) Concorrência Pública Nacional nº 14/2016, cujo objeto é a contratação de empresa para executar o serviço de construção do muro de contorno e da infraestrutura básica para o campus. Esse edital já está em fase de homologação na Pró-Reitoria de Administração, com previsão para início das obras neste mês de agosto deste ano;

2) Concorrência Pública Nacional nº 29/2016, cujo objeto é a contratação de empresa para conclusão das obras já existentes (teatro, bloco administrativo e bloco acadêmico). O referido edital encontra-se em fase de apreciação jurídica, devendo ser lançado no mês de setembro de 2016;

3) Concorrência Pública Nacional nº 18/2016, cujo objeto é a contratação de empresa para execução de projetos executivos dos blocos administrativos e didáticos, do alojamento e do refeitório, encontra-se em andamento, devendo ser concluída no mês de setembro de 2016.

Fortaleza, 12 de agosto de 2016.

Reitoria da UFC
Superintendência de Infraestrutura

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331