Morre o Prof. Teodoro – na Universidade Federal do Ceará, tristeza e luto

Imagem: O Prof. Teodoro integrava o Departamento de Ciências Sociais da UFC (Foto: Acervo AL-CE)A Universidade Federal do Ceará, assim como todos os cearenses amantes da cultura, se veste hoje de luto pela morte do Prof. José Teodoro Soares. É uma dolorosa perda. Deixa nosso convívio um dos homens que mais contribuíram para o processo de interiorização da UFC, tendo igualmente legado, ao nosso Estado, o mais amplo programa de inclusão através da Educação Superior.

Professor do Departamento de Ciências Sociais de nossa Instituição, Teodoro emprestou seu talento administrativo, seu discernimento e ousadia, a diferentes instâncias: Ministério da Educação, Universidade Regional do Cariri e Universidade Estadual Vale do Acaraú.

Foi em seu reitorado, na UVA, que a UFC deu os primeiros passos na interiorização da graduação, instalando em Sobral o Curso de Direito, mais tarde agregado à Universidade sobralense. Também resultou decisivo seu apoio, quando da implantação do Curso de Medicina naquela cidade. Juntamente com a Prefeitura local, a UVA disponibilizou tudo o que lhe foi possível para tornar realidade o audacioso projeto, que veio responder a um antigo anseio de toda a região Norte do Ceará.

Cavalheiresco e apaziguador, ao ingressar na seara política, Teodoro seguiu colocando a serviço dos cearenses sua formidável experiência no campo da Educação Superior, e ampliou mais ainda um legado transformador. Educar: foi este o tema central de seu mandato parlamentar; senão, de toda a sua profícua existência.

Como expressão de nossa dor, diante do passamento do grande educador e homem público, a Universidade Federal do Ceará observa, a partir de hoje, luto oficial de três dias.

Fortaleza, 18 de agosto de 2016.

Prof. Henry de Holanda Campos

Prof. Custódio Luís Silva de Almeida