Curso sobre pedagogia terapêutica de João dos Santos promove aula inaugural nesta segunda (22)

Imagem: João dos Santos (Foto: Divulgação)Será realizada, às 17h desta segunda-feira (22), a aula inaugural do curso Introdução ao Pensamento de João dos Santos: Estudos sobre a Pedagogia Terapêutica. O evento, aberto ao público, acontecerá no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), na Av. 13 de maio,  2081, Benfica.

Proferida pela coordenadora do curso, Profª Patrícia Holanda, da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará, a aula terá como tema João dos Santos: Por uma Psicologia da Cognição e do Afeto. Estarão presentes o Reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Henry de Holanda Campos; o Reitor do IFCE, Prof. Virgílio Augusto Sales Araripe; e o coordenador do Laboratório Multimeios da Faculdade de Educação da UFC, Prof. Hermínio Borges Neto.

SOBRE O CURSO – Promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará, por meio da linha de pesquisa "História da Educação Comparada", e do IFCE, a formação será desenvolvida na modalidade a distância, através do ambiente virtual de aprendizagem Plataforma Moodle/UFC, com carga horária de 160 horas-aula. O público-alvo do curso é de estudantes e profissionais da área de educação e saúde do Brasil, Portugal e Angola.

Psicanalista e médico, João dos Santos é considerado um dos introdutores da Psicanálise em Portugal e integra a segunda geração de psicanalistas ligados a Sigmund Freud (1856-1939). Sua obra aborda a visão integrada do desenvolvimento humano, que envolve a educação na família, na escola e na comunidade, ao propor a Pedagogia Terapêutica.

Fonte: Profª Patrícia Holanda, coordenadora do curso – fone: 85 98644 9445 / Ângela Bezerra, do Laboratório de Pesquisa Multimeios – fone: 85 3366 7687