Comissão de Direitos Humanos da UFC será instalada oficialmente nesta terça (23)

Imagem: A comissão tem a proposta de ser um fórum institucional de discussão sobre direitos humanos na Instituição (Foto: Jr. Panela/UFC)Será realizada nesta terça-feira (23), às 16h, a solenidade de instalação da Comissão de Direitos Humanos da Universidade Federal do Ceará. Na cerimônia, que ocorrerá no auditório da Reitoria, serão empossados os 21 membros, cujos nomes foram homologados em junho deste ano pela UFC. A lista de membros pode ser vista em matéria do Jornal da UFC de julho deste ano.

A comissão tem a proposta de ser um fórum institucional de discussão sobre direitos humanos na Instituição. Os membros, que terão mandato de dois anos, foram indicados pelas unidades acadêmicas. A lista inclui professores, estudantes e servidores técnico-administrativos.

De acordo com o Vice-Reitor, Prof. Custódio Almeida, a comissão também terá a tarefa de acumular conhecimentos crítico e acadêmico sobre a temática, reunindo pesquisas que já vêm sendo elaboradas na Universidade para a formação de um acervo. O novo instrumento terá a faculdade de recomendar sanções que vão do aconselhamento à abertura de processo administrativo disciplinar.

"A comissão não é para ficar de plantão esperando fatos de corrupção dos direitos humanos ocorrerem. Ela não foi constituída para isso. Ela foi constituída para ser um fórum permanente de discussões sobre os temas inerentes aos direitos humanos", esclarece o Vice-Reitor. "É um fórum, basicamente, que também tem a prerrogativa de analisar, de emitir pareceres quando for o caso de ocorrência de algum fato que possa necessitar de um posicionamento da Instituição".

A UFC teve uma Comissão de Direitos Humanos anteriormente, mas ela não chegou a funcionar adequadamente. A nova comissão, no entanto, já nasce legitimada pelas unidades acadêmicas, que fizeram indicação de nomes para a lista.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: 85 3366 7331