UFC assina memorando para cooperação com instituições de ensino e pesquisa alemãs

Pesquisadores da Universidade Federal do Ceará assinaram memorando de entendimento com instituições de ensino e pesquisa alemãs com o objetivo de estabelecer bases para projetos de ação conjunta. O protocolo foi um desdobramento da 25ª Conferência Internacional de Espectroscopia Raman (ICORS 2016), realizada na semana passada em Fortaleza.

Além da UFC, assinaram o termo a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN/SP) e a Universidade do Vale do Paraíba/SP (Univap). Do lado alemão, firmaram o memorando o Leibniz Institute of Photonic Technology (IPHT), o Ferdinand-Braun-Institute/Leibniz-Institut fur Hoechstfrequenztechnik (FBH) e a Ruhr University Bochum.

A cooperação se dará na área de tecnologia fotônica aplicada à saúde. A fotônica é a ciência da geração, emissão, transmissão, modulação, processamento, amplificação e detecção da luz. O memorando lança as bases gerais para a atuação das instituições em três frentes: projetos de pesquisa colaborativos, mobilidade de pesquisadores e o estabelecimento de um programa de cotutela para estudantes de doutorado.

O próximo passo para avançar na formalização dos convênios envolverá as instâncias competentes em cada instituição. No caso da UFC, será a Coordenadoria de Assuntos Internacionais.

"A possibilidade de colaborar com o Leibniz-Institute na Alemanha é estratégica para a UFC, pois amplia a inserção da Instituição em duas áreas estratégicas do momento, que é a biofotônica, uso de técnicas de luz nas áreas biológicas e biomédicas, e a inovação no uso dessas técnicas de luz para diagnóstico e terapia. Os grupos alemães envolvidos são pioneiros nesse campo", avalia o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Antonio Gomes de Souza Filho.

A ICORS 2016, que reuniu cerca de 400 cientistas e pesquisadores de 15 países, foi promovida pela UFC, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade de São Paulo (USP), os três maiores centros de pesquisa da área no Brasil. Pela primeira vez o evento aconteceu na América Latina.

Fonte: Prof. Antonio Gomes de Souza Filho, Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC – fone: 85 3366 9943