Novos episódios da websérie Cartas Urbanas serão lançados neste sábado (27)

Imagem: A iniciativa traz a discussão sobre o direito à cidade a partir da visão de seus moradores, do poder público e de pesquisadores (Imagem: divulgação)Serão lançados sábado (27), às 14h, no Cinema do Dragão – Fundação Joaquim Nabuco (Rua Dragão do Mar, 81, Praia de Iracema), três novos episódios da série documental "Cartas Urbanas". A iniciativa, que traz a discussão sobre o direito à cidade a partir da visão de seus moradores, do poder público e de pesquisadores, é uma realização do Laboratório de Estudos da Habitação (LEHAB) da Universidade Federal do Ceará e do Coletivo Nigéria.

Com 13 minutos cada, os episódios completam a primeira minitemporada da série lançada em abril deste ano, que terá, no total, seis episódios. No roteiro, novos cenários e personagens trocam cartas pela cidade. À medida que as cartas vão circulando, diferentes Fortalezas se desenham aos olhos dos espectadores.

O episódio 4 aborda a irregularidade fundiária, o déficit e a inadequação habitacional a partir da visão dos moradores da ocupação Raízes da Praia, localizada na Praia do Futuro. O episódio 5 dá ênfase às parcerias realizadas entre setores privados e o poder público, à flexibilização da legislação urbana e à valorização imobiliária. O cenário escolhido para o debate foi a operação urbana consorciada da Lagoa do Papicu e a comunidade Pau Fininho.

O último episódio traz para discussão a volta dos grandes conjuntos habitacionais em áreas periféricas das cidades brasileiras, tendo como exemplo o Cidade Jardim, empreendimento do programa Minha Casa Minha Vida que construirá mais de 11 mil unidades habitacionais, no bairro José Walter.

A exibição ocorre na sala 1 do Cinema do Dragão. A entrada é gratuita e será liberada a partir das 14h, por ordem de chegada. Movimentos sociais e comunidades de Fortaleza que queiram participar do lançamento devem contatar o LEHAB pelo telefone (85) 3366 7897 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Após a sessão ocorrerá um debate entre os realizadores da série e representantes de movimentos sociais.

Os três primeiros episódios da série estão disponíveis no site direitoacidadefortaleza.com.br.

Fonte: Laboratório de Estudos da Habitação da UFC – fone: 85 3366 7897 / Roger Pires, do Coletivo Nigéria – fone: 85 98755 7081