Simpósio de Entomologia e Acarologia promove minicurso do Programa Aplique Bem

Imagem: Foto de instrutor e alunos do minicurso ao lado de um tratorCom programação iniciada em 22 de agosto, o I Simpósio Cearense de Entomologia e Acarologia (I SIMCEA), promovido pelo Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Ceará, recebeu, nesta quinta-feira (25), instrutores do Programa Aplique Bem para um minicurso sobre boas práticas, correta aplicação de agroquímicos e utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) na agricultura. O evento prossegue até 3 de setembro.

Parceria público-privada entre a empresa Arysta LifeScience e o Instituto Agronômico de Campinas (IAC), o Programa Aplique Bem levou aos 60 participantes inscritos no SIMCEA orientações teóricas e práticas através dos instrutores Douglas Carmanhan e Gerson Sarreta Júnior. "Nosso objetivo é disseminar as informações sobre tecnologias de aplicação e segurança para o aplicador de defensivos agrícolas e para o meio ambiente", explicou o engenheiro-agrônomo Douglas Carmanhan.

Durante a manhã, estudantes de graduação e pós-graduação participantes do evento assistiram ao minicurso no auditório do Departamento de Engenharia Agrícola, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra. No turno da tarde, as atividades práticas foram realizadas no galpão do Laboratório de Investigação de Eletrônica e Mecânica Agrícola (LEMA).

I SIMCEA – Com o tema "Tecnologias para aplicação de produtos fitossanitários", o simpósio é organizado pelo Laboratório de Entomologia Aplicada (LEA) e Laboratório deImagem: Instrutor Gerson Junior fala aos alunos do minicurso Manejo de Ácaros e Insetos, do Departamento de Fitotecnia, assim como pelo Núcleo Integrado de Mecanização e Projetos Agrícolas (NIMPA), grupo de pesquisa do Departamento de Engenharia Agrícola.

Coordenador do LEA, o Prof. Patrik Luiz Pastori explica o que motivou a organização do SIMCEA. "Tivemos a ideia do simpósio para concentrar o tema num único evento, já que ele é muito pulverizado em algumas disciplinas do curso. Também tínhamos o desejo de contar com a contribuição de pessoas externas à UFC", relatou Pastori, acrescentando a participação de professores de outras universidades, produtores rurais, empresas e instituições públicas da área.

A integração entre estudantes e profissionais é apontada pelo Prof. Wagner Melo, coordenador do Laboratório de Manejo de Ácaros e Insetos, como ponto alto do simpósio. "Estar com o pessoal que trabalha diretamente com o produtor, na linguagem do produtor, é interessante porque a academia muitas vezes trabalha com uma linguagem diferente. Então é uma oportunidade para levar o conhecimento que a gente desenvolve aqui de forma adequada para o produtor, que é quem vai fazer o uso de tudo isso", destacou.

O Prof. Wagner Melo também pontua outros temas importantes da programação. "Palestras sobre aviação agrícola, utilização de drones, inovações de produtos, liberação de inimigos naturais e uso de sensoriamento remoto serão realizadas até 3 de setembro", completou.

Imagem: Grupo de participantes, instrutores e professores reunidos em fotoRECONHECIMENTO – Cinco fiscais da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri) também estão inscritos no simpósio, cuja importância foi reconhecida pelo diretor de Sanidade Vegetal da instituição, Tito Carneiro. "Esse evento é muito relevante para o Ceará, na medida em que trata da questão da aplicação de defensivos, um tema muito polêmico e difuso. Tanto integrantes da área acadêmica, quanto técnicos, fiscais e sociedade devem ter um conhecimento mais aprofundado sobre a aplicação desses produtos", afirmou.

Fonte: Prof. Patrik Luiz Pastori, do Laboratório de Entomologia Aplicada – fone: 85 3366 9680