Iniciado contato com universidade chinesa de Tsinghua para futura parceria

Imagem: Prof. Dehua Liu foi recebido pelo Reitor Henry Campos no Centro de TecnologiaProfessores do Centro de Tecnologia e do Centro de Ciências da Universidade Federal do Ceará participaram, na tarde da quarta-feira (31), de encontro com o Prof. Dehua Liu, da Universidade de Tsinghua (China), e também diretor do Centro China-Brasil. O visitante falou sobre sua instituição, com ênfase no Departamento de Engenharia Química, do qual integra o corpo docente.

A reunião foi aberta pelo Reitor da UFC, Prof. Henry de Holanda Campos, que deu as boas-vindas ao visitante e comitiva, referiu-se à recente visita que fez à China e à Universidade de Tsinghua e disse estar certo de que a UFC e a instituição chinesa farão proveitosa parceria. O encontro, coordenado pela Profª Diana Azevedo, Vice-Diretora do Centro de Tecnologia, foi realizado na sala do Conselho do CT e contou com a presença, também, do Prof. Raimundo Nogueira da Costa Filho, Diretor do Centro de Ciências.

O Prof. Dehua Liu fez um relato de alguns episódios da história de seu país, para chegar à política de educação no âmbito do ensino superior. A Universidade de Tsinghua é uma das mais importantes da China e tem entre seus ex-alunos o atual presidente chinês, Xi Jinping. Em seguida, falou das atividades do Departamento de Engenharia Química e das pesquisas desenvolvidas em seus laboratórios.

Veja outras imagens do encontro no Flickr da UFC

Chamou atenção dos professores e pesquisadores da UFC o fato de seus colegas das universidades chineses poderem montar empresas que vendem serviços e produtos para a população de um modo geral. A prática é incentivada pelo governo. É permitido, também, aos professores, se afastarem da universidade por até três anos, a fim de trabalharem fora – quando retornam, suas vagas estão asseguradas.

Imagem: Encontro aconteceu na sala do Conselho do Centro de Tecnologia (Foto: Viktor Braga/UFC)PARCERIA – A pesquisadora Rejane Rocha, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia (Coppe) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), do Centro de Pesquisas e Caracterização de Petróleo e Combustíveis e do Centro China-Brasil, presente ao encontro, disse que há interesse de uma parceria com a UFC para instalar um parque tecnológico nos moldes do existente na UFRJ. Também segundo ela, o Centro China-Brasil se dispõe a ajudar na viabilização do projeto, "por já saber os caminhos e as dificuldades que precisam ser enfrentadas".

Segunda (29) e terça-feira (30) passadas, pesquisadores, secretários de governo e dirigentes de universidades e institutos de pesquisas do Brasil, China, Colômbia, Chile, Cuba e Peru estiveram reunidos na Coppe/UFRJ participando do 1º Fórum China-América Latina de Inovação e Tecnologia. O evento foi promovido pelo Centro China-Brasil e teve como objetivo discutir experiências, desafios e possíveis melhorias nos mecanismos voltados para a transferência de tecnologia da universidade para o setor industrial.

O CENTRO – Fundado em 2009, o Centro China-Brasil de Mudança Climática e Tecnologias Inovadoras para Energia é resultado da cooperação tecnológica e acadêmica firmada entre a Coppe, maior centro de pesquisa em engenharia da América Latina, e a Universidade de Tsinghua, principal universidade chinesa na área de engenharia. O Centro visa promover a cooperação acadêmica, científica e tecnológica entre os dois países nas áreas de mudança climática, energia, tecnologia e inovação.

EXPERIÊNCIA – Após a exposição do Prof. Dehua Liu, foi aberto espaço para perguntas dos participantes, que giraram em torno das pesquisas realizadas e sobre como se dá a integração da academia com a sociedade. Para o Prof. Raimundo Nogueira Costa Filho, se houvesse, no Brasil, a possibilidade de adotar modelo semelhante, ganhariam as universidades e a população.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fones: 85 3366 7331, 3366 7936 e 3366 7938