Artigo do CAEN revela dados inéditos sobre rendimento acadêmico de alunos da UFC

Imagem: Pesquisador do CAEN José Raimundo Carvalho traz dados inéditos em termos de investigação de "efeitos de colegas" na América Latina sobre desempenho universitário (Foto: Viktor Braga/UFC)O rendimento acadêmico de estudantes universitários da Universidade Federal do Ceará é tema do artigo Peer Effects and Academic Performance in Higher Education – A Regression Discontinuity Design Approach ("Efeitos de Colegas" e Desempenho Escolar no Ensino Superior – Uma Abordagem via Desenho de Regressão Descontínua), de autoria dos pesquisadores Diego de Maria André (UFRN) e José Raimundo Carvalho (UFC), ambos do Programa de Pós-Graduação em Economia (CAEN) da UFC. O estudo traz dados inéditos em termos de investigação de peer effects na América Latina sobre desempenho universitário.

O estudo foi aceito em um dos mais relevantes encontros mundiais da área de Econometria, o Encontro Latino da Sociedade de Econometria (LAMES, 2016), e será apresentado em novembro, na cidade de Medellín, na Colômbia.

Como explica o Prof. José Raimundo Carvalho, a ideia da pesquisa foi verificar como a concorrência entre alunos de uma mesma sala de aula interferiria na sua evolução acadêmica. Para isso, foram eleitos dois grupos: os últimos estudantes aprovados na lista ingressante para o primeiro semestre do calendário acadêmico, por exemplo ano xxxx.1, e os primeiros da lista de aprovados para o segundo semestre do calendário acadêmico, por exemplo ano xxxx.2.

"Queríamos pegar dois grupos de alunos que apresentassem aproximadamente as mesmas características e, na UFC, tínhamos essa situação natural ("experimento natural") a cada ano de ingresso. Selecionamos aqueles com as piores notas no grupo de alunos do semestre letivo 1, ou seja, os piores entres as notas mais altas, e aqueles com as melhores notas do grupo do semestre letivo 2, ou seja, os melhores daqueles com as notas mais baixas. O que pudemos perceber é que os alunos situados no final da lista do semestre letivo 1 sofrem mais os efeitos da concorrência do que os demais", comentou.

O estudo utilizou microdados que foram analisados através de um modelo chamado regressão descontínua (RDD), que possibilitou estimar uma equação de rendimento acadêmico dos estudantes da UFC e averiguar a influência da composição da turma.

Ainda segundo o pesquisador, os dados demonstraram um resultado contrário ao que pode ser verificado em escolas de ensino fundamental e médio. "Nesses locais, os alunos considerados mais fracos, ao dividirem a mesma sala com alunos de notas maiores, tendem a melhorar o seu desempenho. Já na Universidade isso se mostrou contraprodutivo", afirmou José Raimundo Carvalho.

Fonte: Prof. José Raimundo Carvalho, do Programa de Pós-Graduação em Economia (CAEN) – fone: 85 3366 7751