Em Seminário, Reitor apresenta a Universidade aos novos servidores

Imagem: Reitor Henry Campos apresenta a UFC para servidores recém-ingressos (Foto: Viktor Braga/UFC)O Reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Henry Campos, apresentou, na manhã da última sexta-feira (2), uma visão geral da Instituição, tanto no âmbito acadêmico quanto de infraestrutura, no Seminário de Ambientação para Novos Servidores, que se realiza até as 17h no auditório da Reitoria. Ele afirmou que a missão da UFC "é formar profissionais de alta qualificação, gerar e difundir conhecimentos, preservar e divulgar valores éticos, científicos, artísticos e culturais, constituindo-se em instituição estratégica para o desenvolvimento do País, em especial do Ceará".

Em números, mostrou o tamanho da UFC com relação aos recursos humanos: são 2.184 docentes, dos quais 1.979 do magistério superior, 141 professores substitutos, visitantes e temporários, e 64 do ensino básico técnico e tecnológico. Conta com 3.453 servidores técnico-administrativos, sendo 2.268 da UFC e 1.185 do Complexo Hospitalar.

Veja outras fotos do Seminário no Flickr da UFC

Quando referiu-se à estrutura física da Instituição, o Reitor explicitou os campi de Fortaleza (Benfica, Pici e Porangabuçu) e do Interior (Sobral, Quixadá, Russas e Crateús), bem como outras áreas localizadas na Capital e em outros municípios cearenses, como o Sítio Alagadiço Novo, onde se situa a Casa de José de Alencar; o Instituto de Ciências do Mar (Labomar), no Meireles; o Centro de Estudos em Aquicultura Costeira, em Eusébio, e também a fazenda experimental Vale do Curu, em Pentecoste; Fazenda Raposa, em Maracanaú; Sítio São José, em Maranguape, e Fazenda Lavoura Seca, em Quixadá.

SERVIÇOS – A UFC atua junto à comunidade por meio de 803 ações de extensão, a partir da Pró-Reitoria de Extensão, com temáticas que englobam comunicação, cultura, educação, direitos humanos e justiça, meio ambiente, saúde, tecnologia e produção e trabalho, informou o Prof. Henry Campos aos novos servidores, acrescentando alguns serviços que a Instituição presta à comunidade. São eles: o Centro de Especialidades Odontológicas Prof. Ícaro Moreira e o Serviço de Psicologia Aplicada, em Sobral; Urgência Odontológica 24h, Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde (Telessaúde), Núcleo de Desenvolvimento da Criança, Farmácia-Escola, Escritório de Prática Jurídica, Escritório de Tecnologia Social e Clínica de Psicologia, em Fortaleza.

Imagem: Prof. Serafim Ferraz, Pró-Reitor de Gestão de Pessoas, falou de atribuições, direitos e deveres dos que estão ingressando na UFC (Foto: Viktor Braga/UFC)Outra importante ligação da Universidade com a sociedade são as Casas de Cultura Estrangeira, que abrem vagas para cursos de idiomas como inglês, alemão, espanhol, francês, italiano, esperanto e português. Nessa área, a novidade é o convênio firmado com universidade chinesa para a instalação do Instituo Confúcio, que, entre outras atividades, terá o ensino do mandarim.

CONSELHO – Na abertura do seminário com os novos servidores, o Prof. Serafim Ferraz, Pró-Reitor de Gestão de Pessoas, após dar as boas-vindas aos presentes, falou de atribuições, direitos e deveres dos que estão ingressando na UFC. E aconselhou: "Façam uma programação da carreira de vocês". Observou que a remuneração dos servidores é influenciada por especializações que venham a ter e assegurou que a Universidade incentiva a qualificação.

A política de Comunicação Social da UFC foi exposta aos novos servidores pelo Prof. Nonato Lima, Coordenador de Comunicação Social e Marketing Institucional, que apresentou os produtos produzidos pela equipe do setor, tais como o Jornal da UFC, Portal da UFC, Rádio Universitária FM, Programa UFCTV, Guia de Fontes, informativo interno Conexão, bem como perfis nas mídias sociais Facebook, Twitter e Instagram.

O Reitor Henry Campos finalizou sua participação assegurando que os servidores estavam ingressando numa Instituição que é um marco para o Estado, e afirmou que existe "um Ceará antes e depois da UFC". Desejou sucesso a todos e disse da certeza de que serão bem acolhidos.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fones: 85 3366 7331, 3366 7936 e 3366 7938