Pesquisadores da UFC participam de workshop na França sobre violência doméstica

Os pesquisadores da Universidade Federal do Ceará José Raimundo Carvalho e Victor Hugo de Oliveira participam, nos dias 12 e 13 de setembro, do workshop Violência Doméstica no Brasil, no Instituto de Altos Estudos de Toulouse, da Universidade de Toulouse, na França.

O workshop integra o projeto Pesquisa de Condições Socioeconômicas e Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, coordenado internacionalmente pelo Prof. José Raimundo Carvalho, docente do Programa de Pós-Graduação em Economia (CAEN) e integrante do Laboratório de Econometria e Otimização (LECO) da UFC. Victor Hugo de Oliveira trabalha no Instituto de Pesquisa Econômica do Ceará (Ipece), vinculado ao Governo do Estado, e colabora com o LECO.

O projeto coordenado pelo Prof. José Raimundo Carvalho desenvolve uma base longitudinal sobre violência doméstica e o perfil socioeconômico em mais de 10 mil domicílios no Nordeste brasileiro. A coleta dos primeiros dados se encerrou em julho deste ano.

Durante o workshop, haverá discussões técnicas e científicas em relação a diferentes aspectos da iniciativa, como gestão do projeto, os primeiros resultados, proposição de temas para desenvolvimento de artigos e análises científicas e tomada de decisões sobre ações futuras.

O workshop é financiado pelo Instituto de Altos Estudos de Toulouse. "Eventos dessa magnitude reafirmam o crescimento da qualidade científica da UFC e, em especial, do CAEN e da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC), e corroboram a contínua inserção internacional científica de nossa Universidade", destaca o Prof. José Raimundo Carvalho.

Fonte: Prof. José Raimundo Carvalho, do CAEN – fone: 85 99123 2037