Fortaleza e Sobral recebem Diálogos In(comuns) sobre infância, cidade e sociedade

Imagem: Cartaz do evento Diálogos In(comuns) sobre infância, cidade e sociedade (Imagem: Divulgação)Com o objetivo de promover práticas multi e transdisciplinares sobre a sociedade e a produção do espaço urbano e arquitetônico, será realizado o evento denominado Diálogos In(comuns) sobre infância, cidade e sociedade, em Fortaleza, na segunda-feira (12), e em Sobral, no dia 14 deste mês.

É resultado de parceria entre projetos de extensão e grupos de pesquisa dos cursos de Psicologia (Sobral e Fortaleza) e Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Ceará, bem como do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo e Design da UFC.

As atividades, em dois diferentes campi da UFC, envolverão atores e instituições também variados. Entende-se que a natureza integrativa do evento constitui sua maior potência como meio de proporcionar espaços de trocas efetivas e transformadoras em que a Universidade se projete, a partir dos conhecimentos que produz e fomenta numa parceria com a sociedade, conforme a organização.

PROGRAMAÇÃO – No dia 12 será realizada a oficina para crianças de 7 a 11 anos, denominada Invenções para Morar, que constará da construção de maquetes com material reciclável. O trabalho será conduzido por Bianca Antunes, Deborah Antunes e Érica Atem, no Curso de Arquitetura e Urbanismo, às 14h (Av. da Universidade, 2890 – Benfica). As inscrições devem ser realizadas 30 minutos antes da oficina. Vagas limitadas.

Também no dia 12, às 17h, haverá roda de conversa sobre o tema "Arquitetando o impossível: infância, imaginário e cidade", no Anfiteatro do Curso de Arquitetura e Urbanismo. Participam Ricardo Paiva e Zilsa Santiago, do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo e Design da UFC; Deborah Antunes e Érica Atem, do Curso de Psicologia do Campus da UFC em Sobral; e Bianca Antunes, jornalista e coautora do livro Casacadabra.

Em Sobral, às 9h do dia 14, será realizada oficina para crianças do Centro Educacional Maria José Carneiro. No mesmo dia, às 16h, ocorrerá roda de conversa com o mesmo tema e participantes da realizada em Fortaleza; e, às 18h, haverá o lançamento do livro de arquitetura para crianças, Casacadabra. Local: Centro de Educação a Distância (Rua Iolanda Barreto, 138, Derby).

CASACADABRA – Um livro para introduzir as crianças no mundo da arquitetura, do urbanismo e das cidades sustentáveis. Assim é Casacadabra, obra infantil lançada com apoio do Laboratório Nexos: Teoria Crítica e Pesquisa Interdisciplinar, da UFC.

Em 80 páginas, Casacadabra aborda, através de ilustrações e atividades lúdicas, alguns princípios da arquitetura, destacando 10 edificações (casas) conhecidas em diversas partes do mundo, como o Edifício Copan, de Oscar Niemeyer (São Paulo); a Casa Batlló, de Antoni Gaudí (Barcelona, Espanha); e a Casa NA, de Sou Fujimoto (Tóquio, Japão).

Fonte: Profª Deborah Antunes, do Curso de Psicologia de Campus da UFC em Sobral – fone: 88 3613 1663