Procurar no portal

Hospital Universitário volta a realizar cirurgia hipofisária; apenas HGF fazia a cirurgia

Imagem: A cirurgia foi realizada no mês de agosto. Paciente já recebeu alta hospitalar (Foto: Unidade de Comunicação Social HUWC/MEAC)O Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), da Universidade Federal do Ceará, volta a realizar a cirurgia hipofisária, procedimento de retirada parcial ou total de tumores na hipófise, glândula responsável pelo controle hormonal sistêmico no organismo humano. O procedimento foi realizado em um paciente com diagnóstico de acromegalia, popularmente conhecida como doença do gigantismo. O zelador Dinaman Eduardo Ferreira, de 49 anos, já recebeu alta hospitalar.

Até então, apenas o Hospital Geral de Fortaleza (HGF) fazia esse tipo de cirurgia na rede pública de saúde de forma sistematizada e com a complexidade de profissionais, insumos e equipamentos que ela exige.

O médico Manoel Martins, endocrinologista do HUWC e professor da Faculdade de Medicina da UFC, explica que, por ser um procedimento de alta complexidade, a cirurgia hipofisária requer equipe multidisciplinar, insumos e equipamentos específicos.

"É necessário ter uma equipe de neurocirurgia habilitada com dois neurocirurgiões. Além deles, um otorrinolaringologista experiente em intervenções cirúrgicas dessa natureza e o endocrinologista especialista em neuroendocrinologia que tem o histórico clínico do paciente e o acompanha desde a primeira consulta", complementa. Por fim, o apoio subsidiário de exames laboratoriais e de imagem. "Hoje, o HUWC consegue reunir todos esses múltiplos fatores", assegura o Prof. Manoel Martins.

Com a chegada dos neurocirurgiões Rodrigo Becco e Moysés Ponte e da otorrinolaringologista Erika Ferreira Gomes, contratados pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), e o apoio da gestão do hospital com a compra de insumos, foi possível realizar a cirurgia.

Também participaram do procedimento as residentes Carla Antoniana e Ilana Marques, da Endocrinologia. "Foi a primeira vez que eu assisti a uma cirurgia dessa. É muito enriquecedor trocar experiências com outras especialidades e ainda vivenciar as intercorrências que podem acontecer durante o procedimento, o que nos permite indicar com segurança a conduta mais adequada para aquele paciente, sempre pensando na relação risco-benefício", avaliou Ilana.

REDUÇÃO DE CUSTOS – Além da ampliação do atendimento para a população em geral, a retomada desse tipo de procedimento cirúrgico no HUWC contribui para a redução do custo do tratamento de pacientes com tumores na hipófise. Segundo o Prof. Manoel Martins, medicamentos para pacientes com acromegalia custam, em média, R$ 3 mil para o Sistema Único de Saúde (SUS) por mês.

"Ou o paciente deixa de tomar remédio de alto custo depois da cirurgia ou, pelo menos, pode diminuir a quantidade ou a dosagem dessa medicação, reduzindo os custos para a saúde pública", observa.

O HUWC é um dos dois maiores centros especializados no manejo de pacientes com tumores hipofisários no Ceará, ao lado do HGF. No HUWC, os pacientes encaminhados com suspeita ou diagnóstico de tumores hipofisários são inicialmente avaliados no Ambulatório de Neuroendocrinologia pelos professores Ana Rosa Quidute e Manoel Martins, ambos especialistas na área. Após a avaliação clínica inicial, sendo confirmado o diagnóstico, decide-se iniciar o tratamento com medicamentos, indicado em vários casos, ou com a cirurgia.

Com a reativação da cirurgia hipofisária no HUWC será possível, a partir deste mês, realizar um procedimento desse a cada duas semanas.

"Os pacientes com diabetes, com problemas na tireóide e outros podem ser tratados num posto de saúde, mas, se a pessoa com doença hipofisária não tiver acesso a um atendimento especializado, não haverá a menor possibilidade de o problema dela ser identificado e tratado com sucesso. Por isso, trabalhamos muito para estimular o diagnóstico. Treinamos e sensibilizamos os profissionais da atenção primária para que referenciem para o atendimento especializado, principalmente agora que retomamos a cirurgia hipofisária", reflete Manoel Martins.

Fonte: Unidade de Comunicação Social do Complexo Hospitalar da UFC – fone: 85 3366 8183

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300