Minicurso Monitoramento Ambiental na Produção Animal marca cinco anos de núcleo do CCA

Imagem: O Neambe tem como foco pesquisas voltadas ao conforto térmico e ao bem-estar dos animais de produção (Foto: Katia Cristina dos Santos e Gustavo Bervian/Embrapa)Em comemoração dos cinco anos do Núcleo de Estudos em Ambiência Agrícola e Bem-estar Animal (Neambe), da Universidade Federal do Ceará, será promovido, em 23 de setembro, o minicurso Monitoramento Ambiental na Produção Animal. Abertas a partir desta quarta-feira (14), as inscrições podem ser feitas por meio de formulário eletrônico. A formação é aberta ao público e tem 30 vagas disponíveis.

Com duração de três horas, o minicurso será ministrado pelo Prof. Daniel Gurgel Pinheiro, pesquisador do Neambe, e abordará aspectos básicos das técnicas de medição e acomodação dos principais aparelhos utilizados no monitoramento ambiental de instalações zootécnicas. O evento acontece a partir das 14h, no auditório do Departamento de Engenharia Agrícola (bloco 804, Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra).

Imagem: O minicurso será ministrado pelo Prof. Daniel Gurgel Pinheiro, do Neambe (Imagem: divulgação)NEAMBE – Criado em 20 de setembro de 2011 pelo Prof. José Antônio Delfino Barbosa Filho, do Centro de Ciências Agrárias (CCA), o grupo tem como foco pesquisas voltadas ao conforto térmico e ao bem-estar dos animais de produção, uma vez que as condições de estresse térmico no Nordeste do Brasil são uma característica da região.

Outra linha de pesquisa explorada pelo grupo são as operações pré-abate dos animais, principalmente na avicultura, em que inovações têm sido feitas para otimizar os processos de manejo, atuar nos pontos críticos e  reduzir as perdas finais.

Segundo o coordenador do grupo, Prof. José Antônio, a preocupação dos pesquisadores do Neambe são pesquisas aplicadas ao setor produtivo, ou seja, chegar a resultados que possam ser diretamente utilizados pelos produtores após a conclusão dos estudos.

O Núcleo tem sede no Departamento de Engenharia Agrícola, no Campus do Pici, e conta atualmente com oito pesquisadores associados de diversas universidades do País e com 10 discentes envolvidos, entre estudantes de graduação, mestrado e doutorado.

Fonte: Coordenadoria de Extensão do CCA – fone: 85 3366 9735