Profª Gema Galgani está entre as indicadas ao Diploma Mulher-Cidadã

ft 160915 gemagalganiA Profª Gema Galgani Silveira Leite Esmeraldo, do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Ceará, está entre as indicadas ao Diploma Mulher-Cidadã Carlota Pereira de Queirós, Edição 2016, da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher (CMulher), da Câmara dos Deputados.

De todo o Brasil, foram indicadas 29 mulheres que contribuem ou contribuíram para o pleno exercício da cidadania, na defesa dos direitos da mulher e questões de gênero. Até 31 de outubro, serão divulgados os nomes das cinco agraciadas.

O nome da Profª Gema Galgani foi sugerido à Comissão por entidades ligadas à questão da mulher. Ela é referência nacional e internacional na temática que engloba gênero, poder e feminismo, além de movimentos sociais rurais. Fundou o Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Gênero, Idade e Família (NEGIF), da UFC, e por duas gestões foi coordenadora da Rede Feminista Norte e Nordeste de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher e Relações de Gênero (REDOR). Integrou a Rede Gênero e Globalização, com sede na Bélgica, e participa da Rede de Gênero, Cuidados e Sustentabilidade, sediada na França.

É autora e organizadora de livros sobre os temas mencionados e tem artigos publicados no Brasil e exterior. Entre as obras de sua autoria estão Ceará no feminismo: as condições de vida da mulher na zona rural e O feminino na sombra: relações de poder na CUT. Organizou ainda Feminismo: memória e histórias.

Com graduação em Economia Doméstica pela UFC, a Profª Gema tem mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e doutorado em Sociologia pela UFC, cursando parte dele na Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais, de Paris (França).

É membro permanente do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Prodema) e do Mestrado em Avaliação de Políticas Públicas, ambos da UFC. Na Universidade, é atualmente professora associada 3 e também coordena o Programa Residência Agrária e o Observatório da Educação do Campo, vinculado ao Ministério da Educação (MEC).

A lista com as indicadas para o Diploma Mulher–Cidadã Carlota Pereira de Queirós está disponível no site da Câmara dos Deputados.

Fontes: Profª Gema Galgani, do Centro de Ciências Agrárias – fone: 85 3366 9664 / Coordenadoria de Extensão do Centro de Ciências Agrárias – fone: 85 3366 9735