Abertas inscrições para II Congresso Internacional de Gastronomia e Ciência de Alimentos

Imagem: Logomarca do II Congresso Internacional de Gastronomia e Ciência de AlimentosEstão abertas as inscrições para o II Congresso Internacional de Gastronomia e Ciência de Alimentos, a se realizar de 21 a 23 de setembro, no Hotel Oasis Atlântico (Av. Beira Mar, 2500 – Meireles), em Fortaleza. O evento é promovido pela Universidade Federal do Ceará e tem como temática "Cultura Alimentar: da tradição à inovação".

O congresso reunirá renomados palestrantes, pesquisadores e estudantes para compartilhar experiências sobre a caracterização de alimentos nativos e típicos, desenvolvimento de aplicações dos insumos, novos métodos e técnicas de preparo culinário e a promoção do conhecimento da cultura gastronômica regional do País.

Segundo o presidente do congresso, Prof. Paulo Henrique Machado, do Curso de Gastronomia da UFC, "o interesse pelo segmento da Gastronomia tem crescido muito, seja pela necessidade do mercado em possuir profissionais com formação de referência ou ainda por uma grande parcela da população que tem interesse especial, seja como apreciador, gourmand ou com objetivos profissionais na área", destacou sobre a importância de eventos desse porte.

Durante o evento serão realizadas palestras abordando temas como hortas urbanas, permacultura e agrofloresta, gastronomia sustentável, ciência na cozinha, sabores brasileiros, com destaque para a produção e a inovação de queijos artesanais, produção de azeites regionais, criação de suínos e sementes crioulas (sementes tradicionais, mantidas e selecionadas por várias décadas através dos agricultores familiares).

O evento internacional vai destacar também o projeto Biodiversidade para Alimentação e Nutrição, do Ministério do Meio Ambiente, para difundir a cultura alimentar com produtos da biodiversidade local. Durante a programação do congresso, haverá um fórum de discussão dos coordenadores dos cursos de gastronomia do Brasil, debates, oficinas de tecnologia de alimentos e apresentação de trabalhos científicos.

As inscrições podem ser feitas no site do evento. Podem participar profissionais de áreas abrangendo os setores de gastronomia, nutrição, economia doméstica, química, agricultura, engenharia de alimentos, engenharia de pesca, sociologia, história, turismo, agronomia e medicina veterinária. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (85) 3023 1596. Com informações da assessoria de imprensa do evento.

Fontes: Prof. Paulo Henrique Machado, do Curso de Gastronomia da UFC – fone: 85 3366 9738 / Inove Comunicação, assessoria de imprensa do evento – fone: 85 99680 0908 e 99680 0900