Cine Ceará realiza oficinas de animação para internos de unidades prisionais

Imagem: Interno executa desenho com lápis de corSessenta internos de três unidades prisionais do Ceará estão participando de oficinas de Cinema de Animação, atividade do Cine Ceará – Festival Ibero-Americano de Cinema, promovido pela Universidade Federal do Ceará, por meio da Casa Amarela Eusélio Oliveira.

A atividade, uma parceria com a Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado, segue até dia 22 deste mês e faz parte da contrapartida social que o festival realiza durante e após o evento.

As primeiras oficinas foram realizadas com internas do Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa e presos da unidade Irmã Imelda Lima Pontes, voltada para a população carcerária LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transexuais). A próxima oficina será realizada de 20 a 22 deste mês, na Casa de Privação Provisória de Liberdade Agente Elias Alves da Silva.

Imagem: O animador Telmo Carvalho é o responsável pelas oficinas (Foto: Divulgação)O intuito é apresentar aos participantes noções básicas de Cinema de Animação em suas fases de produção: criação, realização e finalização. Segundo o animador Telmo Carvalho, responsável pelas oficinas, a importância está no protagonismo que o espaço possibilita, pois "é uma maneira deles contarem suas próprias histórias".

Os resultados das oficinas poderão ser conferidos em três curtas-metragens de cerca de dois minutos cada, que serão produzidos a partir dos desenhos executados pelos internos no decorrer do processo. Os filmes serão exibidos ainda este ano, em sessão especial no Cineteatro São Luiz e em unidades do sistema prisional cearense.

Fonte: Casa Amarela Eusélio Oliveira – fones: 85 3366 7772 e 3366 7773