Documentário de alunos de Publicidade e Propaganda tem exibição neste sábado (17)

Imagem: Foto de cena do documentário com mar ao fundoO que eles falam, documentário realizado por alunos do Curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal do Ceará, terá a primeira exibição pública neste sábado (17), às 19h, na Av. Leite Barbosa, próximo à Praça Thiago Dias, no Serviluz, como parte do projeto Cineclube Ser Ver Luz.

A produção, gravada nas comunidades do Poço da Draga e Titanzinho, traz histórias de vida de moradores dessas áreas de Fortaleza ameaçadas pela especulação imobiliária e controversos projetos de requalificação.

O trabalho foi concebido e produzido pelos estudantes Luiz Brito, Leonardo Câmara, David Damasceno, Yago Bruno Dantas, Fernanda Maia e Eric Basílio Pinheiro, como uma das atividades da disciplina Laboratório de Publicidade e Propaganda, no semestre 2015.2.

Na sinopse do documentário, os realizadores afirmam que mais do que falar, a intenção foi ouvir os moradores e sua relação com o local onde habitam. "Queremos entender por que essas vozes não estão em anúncios, matérias e campanhas publicitárias que falam daquele lugar; porque eles e elas não se reconhecem quando veem sua comunidade ser retratada em maquetes eletrônicas de empreendimentos urbanos; por que quando falam de um lugar que funciona quase que como extensão de seus corpos, essas vozes não são ouvidas".

Foi criada uma página do documentário no Facebook. Confira a seguir o trailer:

VENDO MAR  Além da exibição de O que eles falam, o Coletivo Audiovisual do Titanzinho apresentará, na ocasião, a intervenção Vendo mar. Conforme sua sinopse, Vendo mar surge com o intuito de propor um contraste entre o afeto que os moradores do bairro Serviluz vivenciam com o mar e a maneira na qual as campanhas publicitárias tratam a praia como mercadoria a partir de narrativas visuais e sonoras.

A intervenção é uma criação de Ana Paula Veras, com orientação da Profª Deisimer Gorczevski e colaboração de Pedro Fernandes, Priscilla Sousa, Sabrina Araújo, Bruno Ribeiro, Nataska Conrado, Aline Albuquerque, Emilia Schamm e Yuri Peixoto.

Fonte: Profª Glícia Maria Pontes Bezerra, do Curso de Publicidade e Propaganda da UFC – fone: 85 3366 9222